O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compareceu na manhã desta segunda-feira (16) ao evento de comemoração dos 53 anos da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) em São Paulo. Durante o encontro, o secretário estadual da Segurança Pública, Guilherme Derrite, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, chamaram Jair Bolsonaro (PL) de “eterno presidente”. Bolsonaro (PL) recebeu de Tarcísio de Freitas, a medalha da Rota.
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB-SP), também participaram do evento.
Em seu perfil no X (antigo Twitter), o ex-presidente Jair Bolsonaro deu parabéns à Polícia Militar de São Paulo pela “defesa incansável dos cidadãos de bem”. E completou: “A política cabulosa de quem colocou o PT no poder jamais irá derrubar o que os senhores representam para a maioria dos brasileiros de bem”.
O deputado Eduardo Bolsonaro publicou fotos do evento em seu perfil no Instagram. Entre elas, uma do pai em frente a um quadro em memória de Patrick Bastos Reis, soldado da Rota e assassinado em 27 de julho, no Guarujá, litoral paulista. Em agosto, o ex-presidente doou R$ 100.000 à viúva do policial.
A Rota foi criada em 15 de outubro de 1970, inicialmente como Ronda Bancária, para atuar contra roubos a bancos.