Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem Categoria

Ação Educativa do Instituto Usiminas traz programação gratuita nas férias de janeiro

Voltada para as famílias, a programação traz espetáculos de teatro e oficinas livres de pintura no Centro Cultural Usiminas e Biblioteca Central de Ideias.

Cid Miranda por Cid Miranda
2 de janeiro de 2023
em Sem Categoria
Tempo de Leitura: 3 minutos de leitura
A A
0
Ação Educativa do Instituto Usiminas traz programação gratuita nas férias de janeiro

O Menino da Cabeça de Papelão (Foto: Divulgação)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

O Instituto Usiminas abre sua temporada de férias com uma programação especial que movimenta o Centro Cultural Usiminas e a Biblioteca Central de Ideias durante o mês de janeiro. Toda a programação é gratuita: três oficinas de arte para experimentos com técnicas de pintura e espetáculos adaptados de obras literárias. Realizada pelo Instituto Usiminas, a programação educativa conta com o patrocínio da Usiminas, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac 212835). Para participar das atividades, basta se inscrever, gratuitamente, pelo WhatsApp da Ação Educativa: (31) 98437-3330.

A grande novidade desta temporada de férias são as Histórias Contadas: uma programação especial de artes cênicas com grupos do Vale do Aço e de Belo Horizonte, realizada na Biblioteca Central de Ideias nos sábados de janeiro, sempre às 16h. As histórias são adaptações lúdicas e interativas de obras literárias de grandes autores, como Câmara Cascudo, Manoel de Barros e João do Rio.


As apresentações começam no dia 14 de janeiro com o espetáculo “Café Encantado”, do grupo Teatro Público (BH). A peça traz personagens com hábitos e canções do passado, em um ambiente de trocas de experiências com os espectadores a partir de repertório musical que remete às serestas e serenatas. A segunda atração será “O Menino da Cabeça de Papelão”, com o grupo Casa Laboratório (Ipatinga), no dia 21 de janeiro. A peça narra as aventuras do menino Antenor, que não consegue viver em paz num reino onde todas as cabeças devem funcionar iguais. O último dia de apresentações será 28 de janeiro, com a peça “João de Barros”, estrelada pelo artista Charles Valadares (BH). O espetáculo traz uma importante reflexão sobre a criança que há no interior de todos nós.

O Tardes de Criação, programa de oficinas livres de Arte do Instituto Usiminas, apresenta três edições da Oficina de Pintura, nos dias 18, 19 e 20 de janeiro (quarta a sexta-feira), sempre às 15h30, no Centro Cultural Usiminas. A partir do contato com referências, ativações e materiais do universo da arte, as oficinas propõem experimentos de pintura com aquarela, guache e poesia visual. Os encontros serão conduzidos pelo artista e educador Pedro Ton, bacharel em pintura e fotografia pela Escola Guignard (MG).

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, conta que a programação da Ação Educativa que abre as iniciativas do Instituto Usiminas em 2023 foi pensada para atender públicos de todas as idades, famílias e grupos gratuitamente. “Diversidade, inclusão, arte e experiências são os pontos altos dessas atrações, que trazem uma amostra de como vamos alcançar o público durante o ano no Instituto Usiminas. Convidamos toda a comunidade para se divertir com essa programação especial”, revela Penélope.

LEITURA EM DIA

Mesmo durante as férias, os leitores da Biblioteca Central de Ideias podem visitar o espaço e fazer empréstimos regularmente. Mais de 9.500 títulos pautados na diversidade de temas e públicos estão à disposição da comunidade leitora do Vale do Aço. Por meio do Delivery de Livros, realizado toda terça-feira de forma gratuita, o empréstimo dos títulos pode ser solicitado por e-mail e entregue gratuitamente na casa do usuário. A Biblioteca funciona de terça à sábado, das 12h às 20h. Mais informações sobre o acervo e empréstimos podem ser consultadas pelo e-mail: bibliotecacentraldeideias@usiminas.com.

EXPOSIÇÃO INTEGRA

Até o dia 28 de janeiro está em cartaz na Galeria do Centro Cultural Usiminas a exposição “Integra: a cultura de um povo, o desenvolvimento de um país”. Com painéis explicativos, vídeos, maquetes e jogos, os visitantes conhecem importantes setores da economia nacional, como Agropecuária, Construção, Energia, Mineração, Transporte, Cultura e Desenvolvimento, tudo isso pautado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU. A visitação é gratuita e fica aberta de terça a sábado, das 12h às 20h.

A exposição Integra, que também já passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Itaúna (MG), é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas.

Tag: Biblioteca Central de IdeiasfériasInstituto Usiminasoficinas de arte
Postagem anterior

Ipatinga sofre com chuva intensa na madrugada

Próxima postagem

Novas regras do Pix passam a valer a partir de hoje

Leia também

Unidade de Oncologia do HMC completa 15 anos como referência no tratamento do câncer
Sem Categoria

Unidade de Oncologia do HMC completa 15 anos como referência no tratamento do câncer

3 de junho de 2026
Por que 60% das empresas fecham no Brasil: estudo aponta que a causa não é crise, é gestão
Sem Categoria

Por que 60% das empresas fecham no Brasil: estudo aponta que a causa não é crise, é gestão

1 de junho de 2026
Mudanças climáticas e futuro do Vale do Aço pautam 5º Seminário Ambiental do Unileste
Sem Categoria

Mudanças climáticas e futuro do Vale do Aço pautam 5º Seminário Ambiental do Unileste

1 de junho de 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    11 de julho de 2026
  • Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    11 de julho de 2026
  • Um apelo ao STF

    Um apelo ao STF

    10 de julho de 2026
  • Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    10 de julho de 2026
  • Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    10 de julho de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?