Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem Categoria

Instabilidades climáticas colaboram para aumento de casos de arboviroses

Médica da FSFX orienta para os cuidados individuais, que somam de proteção contra a picada do mosquito, responsável pelas infecções de dengue, zika e chikungunya

Cid Miranda por Cid Miranda
19 de dezembro de 2023
em Sem Categoria
Tempo de Leitura: 3 minutos de leitura
A A
0
Instabilidades climáticas colaboram para aumento de casos de arboviroses

Gabriella Polastri Stiilpen Barbosa, médica da Atenção Primária da FSFX (Foto: Divulgação)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

O período chuvoso combinado com as altas temperaturas são circunstâncias climáticas que favorecem a infestação do mosquito, Aedes aegypti, responsável pelas infecções de dengue, zika e chikungunya. Em Minas Gerais, de acordo com o boletim epidemiológico, emitido quinzenalmente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), até o dia 11 de dezembro, foram registrados 380.613 casos de arborviroses (dengue, chikungunya e zika), como é chamado o grupo de doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos.

De acordo com Núcleo de Epidemiologia Hospitalar do Hospital Márcio Cunha, nas últimas cinco semanas (entre 05/11 e 09/12), o número de casos notificados suspeitos de dengue e chikungunya, atendidos na unidade, aumentou expressivamente em 167% em relação ao mesmo período nas semanas anteriores (entre 1º/10 e 04/11). Um levantamento da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), emitido em setembro de 2023, apontou um fator de alerta diante do aumento de casos de dengue nos países da América do Sul. Entre as circunstâncias consideráveis por afetar a proliferação de vetores transmissores de arboviroses, estão as mudanças climáticas de temperaturas e probabilidade maior de eventos climáticos extremos como as inundações, secas extremas e ondas de calor.


O cenário epidemiológico de infestação das arboviroses reforça a necessidade da população ao enfrentamento ao mosquito transmissor, a partir das medidas de prevenção junto às entidades de saúde, com o objetivo de reduzir a transmissão das doenças.  Para a médica da Atenção Primária da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), Gabriella Polastri Stiilpen Barbosa, além de evitar o acúmulo de água, é recomendável que sejam adotadas e intensificadas as medidas de proteção individual.

“É recomendável usar repelente nas partes que estão expostas, seguindo as indicações do fabricante, e a proteção deve ser intensificada ao longo do dia nas áreas do corpo onde o mosquito possa picar. Importante, sempre que possível, optar pelo uso de calças compridas e camisas de manga longa, além de utilizar de mosquiteiros sobre a cama, uso de telas em portas e janelas e, quando disponível, ar-condicionado”, recomenda a médica.

De acordo com a especialista, os principais sintomas da dengue são: febre alta superior a 38°C, dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça; manchas vermelhas no corpo. Já os chamados sinais de alarme são caracterizados principalmente por: dor abdominal intensa (referida ou à palpação) e contínua, vômitos persistentes; acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico); hipotensão postural e/ou lipotímia (sensação de desmaio); irritabilidade e sangramento de mucosa (nasal, oral, otológico).

Em casos de sintomas clássicos da doença é recomendado buscar uma consulta médica, que fará a avaliação geral do paciente. A procura por atendimentos médicos em serviços de urgência e emergência não é necessária na maioria dos casos suspeitos, e sim, para aqueles que apresentam os sintomas associados com comorbidade, sinais de alarme e gravidade.

A infecção pelo vírus da dengue pode ser assintomática ou sintomática. A identificação precisa para a doença pode ser dada pelos testes sorológicos, sendo os dois mais utilizados, a Pesquisa de Antígeno NS1 e Sorologia IgM. O NS1 está presente nas primeiras 72 horas de doença, enquanto a Sorologia IgM costuma positivar a partir do sexto dia de doença. O hemograma deve ser pedido para avaliar paciente com algum sintoma hemorrágico espontâneo ou induzido. Naqueles pacientes com sinais de alarme e múltiplas comorbidades, é necessária uma gama mais ampla de exames laboratoriais e de imagem.

A diretriz indicada atualmente pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde para o diagnóstico de arboviroses é a análise molecular. No Laboratório de Biologia Molecular do Hospital Márcio Cunha (HMC I), o exame é realizado de forma pioneira na região, desde maio deste ano, em parceria com a Fundação Ezequiel Dias, instituto vinculado à SES-MG. O exame é ofertado na unidade para pacientes SUS, convênio e particular, contemplando mais de 60 municípios da microrregião do Vale do Aço e macrorregião de Governador Valadares.

Para a médica, ao ter o diagnóstico de dengue identificado, a recomendação é que o paciente faça repouso, hidrate-se, mantenha uma alimentação adequada e fique atendo aos sintomas da doença e, em casos de avanço e em casos dos sinais de alarme, o paciente procure uma ajuda médica.

“Em quadros suspeitos é preciso ter cuidado com a automedicação, visto que, os anti-inflamatórios são contraindicados, já que aumentam a possibilidade de sintomas hemorrágicos associados à dengue. Para controle de dor e febre, a indicação é usar dipirona e paracetamol”, orienta a médica.

Para incentivar estimular a prevenção e dar mais orientações sobre os cuidados no combate ao Aedes aegypti, a Secretaria de Estado de Saúde dispõe de uma plataforma que pode ser acessada https://www.saude.mg.gov.br/aedes

Tag: Aedes aegyptiChikungunyadengueFundação São Francisco Xavierperíodo chuvoso
Postagem anterior

Cursos gratuitos do Instituto do Inox contribuem com recolocação profissional

Próxima postagem

Timóteo implanta protocolo em planejamento reprodutivo e inserção do DIU

Leia também

Unidade de Oncologia do HMC completa 15 anos como referência no tratamento do câncer
Sem Categoria

Unidade de Oncologia do HMC completa 15 anos como referência no tratamento do câncer

3 de junho de 2026
Por que 60% das empresas fecham no Brasil: estudo aponta que a causa não é crise, é gestão
Sem Categoria

Por que 60% das empresas fecham no Brasil: estudo aponta que a causa não é crise, é gestão

1 de junho de 2026
Mudanças climáticas e futuro do Vale do Aço pautam 5º Seminário Ambiental do Unileste
Sem Categoria

Mudanças climáticas e futuro do Vale do Aço pautam 5º Seminário Ambiental do Unileste

1 de junho de 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    11 de julho de 2026
  • Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    11 de julho de 2026
  • Um apelo ao STF

    Um apelo ao STF

    10 de julho de 2026
  • Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    10 de julho de 2026
  • Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    10 de julho de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?