O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a contraofensiva de Israel em resposta aos ataques do grupo terrorista Hamas. Na manhã desta terça-feira (24), durante a transmissão ao vivo realizada semanalmente pelo governo, chamada Conversa com o Presidente, o petista acusou Israel de “matar milhões de inocentes”.
“Não é porque o Hamas cometeu um ato terrorista contra Israel que Israel tem que matar milhões de inocentes, sabe? Não é possível que as pessoas não tenham sensibilidade”, disse o petista.
Lula também citou que a Organização das Nações Unidas (ONU) e os Estados Unidos poderiam ter uma interferência maior no conflito, “mas não querem”.
“Se a ONU tivesse força, a ONU poderia ter uma interferência maior. Os Estados Unidos poderiam ter uma interferência maior. Mas as pessoas não querem, as pessoas querem guerra”, disse.
Lula também disse estar “cansado” de fazer telefonemas com chefes de Estado para tratar sobre o conflito, mas que continuará fazendo pela paz.
“Eu conversei com todo mundo, ainda falta conversar com Xi Jinping [presidente da China], com o presidente da África do Sul e com o presidente do Catar, que segundo dizem, tem relação com o Hamas, com o Hezbollah”, completou.