Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunistas Walter Biancardine

Constantino, o milagre e o fim da civilização

Redação por Redação
13 de agosto de 2024
em Walter Biancardine
Tempo de Leitura: 3 minutos de leitura
A A
0
Constantino, o milagre e o fim da civilização

Senado Federal (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Por Walter Biancardine (*)

Assisti recentemente o bom e necessário programa de Alexandre Pittoli na Rádio Auriverde, via YouTube, e tive a oportunidade de acompanhar uma triste e realista análise de nossa situação política brasileira, feita por Rodrigo Constantino.


Nela, o articulista discorreu sobre as profundezas institucionais as quais descemos e a pesada parcela de responsabilidade dos Presidentes das casas legislativas – Câmara dos Deputados e Senado – os quais, por omissão, deixaram o caminho livre para os – assim os entendo – arreganhos ditatoriais da mais alta Corte de Justiça do Brasil.

Constantino, entretanto, limitou-se a uma análise pragmática deste contexto e apontou – com justa razão – o evidente fato de uma maioria absoluta de parlamentares estar “nas mãos” do STF, sempre “pendurados” por alguns processos e pouco importando se os mesmos são por justa razão ou, simplesmente, “inventados” por aquela Corte apenas para controlá-los.

Recordo este fato porque, nestas linhas de hoje ouso ir além e, deixando as chantagens institucionais de lado, creio ser extremamente necessário apontar uma outra razão – profunda e verdadeiramente civilizacional – que induz não apenas parlamentares como, igualmente, pessoas comuns em todas as ocupações profissionais e localizações geográficas, deste imenso país. Esta outra razão foi abordada “en passant” por Rodrigo Constantino ao citar – misto de alegoria retórica com uma infeliz constatação – que “somente ‘um milagre’ poderá salvar o Brasil dos destinos que aparenta estar apontado”.

Constantino, entretanto, clama por um milagre ancorado ainda na apatia inerme de congressistas – chantageados ou apenas oportunistas, pouco importa – que nada fazem para impor a necessária e constitucional separação entre os Três Poderes e deter a preponderância do Poder Judiciário sobre os demais Poderes. Eu, em minha humilde visão rogo por idêntica intervenção Divina, mas fruto de um entendimento, digamos, “latu sensu” da totalidade humana envolvida – parlamentares e povo.

Existe hoje a plena consciência que o comportamento humano é, em certa medida, “contagioso” em situações normais, onde um punhado de covardes tem o poder de contaminar todo um enorme círculo de pessoas, inclusive, em razoável distanciamento dos mesmos. Vale acrescentar que hoje, com a popularização das redes sociais, todos os padrões de comportamento podem ser facilmente difundidos, ao ponto de criarem uma espécie de “consenso” e se tornarem posicionamentos “acima de qualquer dúvida”, puro “bom senso” e “juízo”. E nesta dinâmica se encaixam tanto a covardia, por nós presenciada diariamente, quanto o aparentemente extinto heroísmo – clamado por Constantino em forma de “milagre”.

Indo direto ao ponto, para que esta análise não se torne uma tese: desnecessário dizer que existe uma condenação quase unânime daquilo que, oportunisticamente, classificaram como “masculinidade tóxica”. Do mesmo modo os valores morais, outrora difundidos pela Igreja Católica, foram vítimas de uma suicida “autofagia” clerical, derrubados por solerte “Teologia da Libertação” e enterrados por padres, bispos, cardeais e até, quiçá, papas.

Obviamente tal usurpação jamais poderia ser levada a efeito sem um solerte e contínuo processo de anestesia das consciências populares, e o mesmo foi obtido através do poderoso auxílio da grande mídia, da cultura de massa, das artes, do ensino acadêmico e de tudo o mais que nos cerca, a tal ponto que o simples ato de levantar da cama pela manhã já seja uma oportunidade para “nos conscientizarem”.

Tal massacrante processo – contínuo, imparável e inevitável – resultou na maior emasculação já vista na história humana, onde a testosterona é enxergada quase como um vírus letal e qualquer atitude tipicamente masculina torna-se objeto de um bombardeio apocalíptico, por parte das “vozes falantes” da sociedade – leia-se rádios, TV’s, revistas, filmes, etc.

Pois tais “comportamentos tipicamente masculinos” foram, sempre, a tábua de salvação da civilização humana ao provocarem insurreições, revoltas e guerras justas contra as eternas forças que buscam – megalomaníacos sempre existiram – o poder absoluto, domínio global, a escravização da humanidade. E quando não há mais “homens” – na acepção do termo – não há mais heróis, não há mais disposição ao sacrifício, não há mais esperanças.

Pois que sejam premiados o movimentocfeminista, os movimentos gay e todas as ferramentas de manipulação humana travestidos de “lutas por direitos”, que usaram milhões de pessoas apenas para extinguir quaisquer possibilidades de reações – másculas – às sinistras pretensões de reduzir a civilização humana a um simples e inofensivo galinheiro.

O milagre que Constantino espera chama-se “testosterona”, mas é feio dizer isso.

Vivi para ver o “homem” ser extinto.

Não merecíamos este destino.

“L’audace, l’audace; toujours l’audace…” (Danton)

(*) Walter Biancardine é jornalista, analista político e escritor. Foi aluno do Seminário de Filosofia de Olavo de Carvalho, autor de três livros e trabalhou em jornais, revistas, rádios e canais de televisão na Região dos Lagos, Rio de Janeiro
Tag: Alexandre PittolicivilizaçãocongressistasRádio AuriverdeRodrigo ConstantinoWalter Biancardine
Postagem anterior

Governo destina R$ 1,8 bi para reduzir dívidas de agricultores do RS

Próxima postagem

Lula e governador de Buenos Aires conversam sobre cooperação

Leia também

Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna
Opinião

Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

18 de maio de 2025
Um novo Brasil, se não der muito trabalho
Walter Biancardine

Um novo Brasil, se não der muito trabalho

4 de maio de 2025
Ainda sobre Bergoglio
Walter Biancardine

Ainda sobre Bergoglio

27 de abril de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • HMC celebra 60 anos com solenidade histórica em Ipatinga

    HMC celebra 60 anos com solenidade histórica em Ipatinga

    18 de maio de 2025
  • Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

    Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

    18 de maio de 2025
  • Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    17 de maio de 2025
  • O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    17 de maio de 2025
  • Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    16 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?