A Escola Estadual Profª Celina Machado, em Coronel Fabriciano, será o palco, neste sábado (31), da Mostra Cultural Ananse, um evento que promete destacar e celebrar a riqueza da cultura afro-brasileira. A mostra, que faz parte das festividades da Festa da Família promovida pela escola, é o resultado de meses de dedicação e esforço envolvido no Projeto Ananse: Contos e Encantos. Este projeto é uma iniciativa do Ministério da Cultura em parceria com o Rizoma Cultural e conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale.
A programação da Mostra Cultural Ananse inclui uma variedade de apresentações que prometem encantar o público. Entre as atrações estão uma peça teatral, uma roda de capoeira e exposições de artes visuais, todas desenvolvidas pelos participantes dos cursos oferecidos pelo Projeto Ananse. Com o tema “Ubuntu – Eu sou, porque nós somos!”, o evento reforça a importância da coletividade, solidariedade e construção de uma sociedade mais justa, fraterna e inclusiva.
Além disso, a mostra apresenta o resultado de diversos cursos oferecidos gratuitamente à comunidade, beneficiando diretamente 130 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos. Esses cursos, que vão desde cenografia, figurinos e adereços até expressões da cultura afro-brasileira, tiveram como objetivo promover o acesso à cultura e valorizar as tradições e saberes locais. O curso “Faz de Contos”, por exemplo, incentivou a criação de histórias baseadas em narrativas africanas e afro-brasileiras, resultando em produções tanto individuais quanto coletivas.
Para Gilson Magno, diretor artístico do evento, a Mostra Cultural Ananse é mais do que um evento artístico; é uma celebração a Vida, das histórias ancestrais integradas às histórias do presente, criadas pelas crianças. Sonaly Torres, diretora geral do projeto, afirma que “Este é um momento de encontros preciosos, onde talentos são reconhecidos e a diversidade é celebrada em um ambiente de acolhimento e respeito”, afirma.
Gratuita e aberta ao público, a Mostra Cultural Ananse também conta com tradução em Libras, garantindo a acessibilidade para todos os visitantes. A programação tem início às 8h e segue até as 11h30 no sábado.
A comunidade é convidada a participar desse encontro com a cultura afro-brasileira, que promete ser uma experiência enriquecedora e transformadora.