Com uma noite marcada por resgates emocionantes e celebração da cultura popular, o 15º Salão do Livro Vale do Aço iniciou suas atividades comemorativas na noite dessa segunda-feira (26), no Teatro do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga. O evento de abertura atraiu quase 500 pessoas e contou com uma apresentação especial do grupo Meninas de Sinhá, que encantou o público com o espetáculo “Saberes Ancestrais”, além de uma valsa e homenagens aos momentos mais memoráveis das edições anteriores.
“São 15 anos construídos com muito trabalho, orgulho, encontros e desencontros, além de momentos únicos eternizados em milhares de livros. O Salão do Livro tem sido um presente para todos que amam a leitura e o poder transformador da palavra. Recebemos 400 mil visitantes ao longo desses anos e vimos muitas histórias serem mudadas aqui. Nos orgulhamos profundamente dessa trajetória”, afirmou Cibele Teixeira, coordenadora do Salão do Livro Vale do Aço.
Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas, destacou o impacto do Salão do Livro para a região desde sua criação. “O sonho era trazer uma feira de livros que impulsionasse a cena literária de Ipatinga e do Vale do Aço. O Salão encontrou terreno fértil nas ações culturais já promovidas pela Usiminas. Hoje, ele vai muito além de uma feira de livros; é um evento que marca a cultura local ao oferecer diversas expressões artísticas e ocupar simultaneamente os espaços do Centro Cultural Usiminas”, ressaltou.
Felipe Mayrink, presidente da Câmara Mineira do Livro, reforçou a importância de eventos literários como o Salão do Livro na promoção da literatura. “Sentimos orgulho de fazer parte dessa história de 15 anos, construída por pessoas apaixonadas. Tenho certeza de que todos que passam pelo Salão saem impactados pelo universo literário. Parabenizo a todos por manterem essa tradição viva e por iniciativas como o vale-livro, que democratizam o acesso ao conhecimento e à cultura. Vida longa ao Salão do Livro Vale do Aço!”, declarou.
A superintendente da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano (SRE), Edvania Lana de Morais, destacou o valor educacional do evento. “O Salão do Livro já faz parte do calendário escolar da rede estadual. As atividades que ele promove fortalecem as ações dos educadores em sala de aula em toda a região. Temos grande apreço por essa parceria e estamos sempre dispostos a participar ativamente”, completou.
PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA
O Salão do Livro Vale do Aço se estende até sábado (31/08) no Centro Cultural Usiminas e domingo (01/09), com oficinas no Shopping Vale do Aço. A programação oferece teatro, música, contação de histórias, rodas de conversa, lançamentos de livros e uma feira de livros. As atividades são inclusivas, com intérprete de libras e audiodescrição disponíveis mediante agendamento prévio. Mais informações podem ser encontradas no site oficial: www.salaodolivrovaledoaco.com.br.
O evento é patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio do Instituto Usiminas, Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano (SRE), Câmara Mineira do Livro, Sebrae Minas, e Shopping Vale do Aço, com produção executiva da Base Projetos Especiais.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO (31/08)
As atividades de sábado começam às 10h, com o espetáculo infantil “Leiloca Bruxoca”, inspirado no livro de Nena de Castro e produzido por Narjara Ribeiro. Às 16h, Flora Manga apresenta o espetáculo “Raízes da África”. As oficinas também prometem diversão para toda a família. Às 10h, Mati Lima conduz a “Oficina de Fanzine – Escola de Poetas”, e, na oficina “Vejo Flores em Você”, Cristina Araújo ensinará a criar flores com materiais recicláveis. Cada participante deve trazer resíduos limpos e sem rótulos. A partir das 11h, o Estúdio Mobri realiza a “Oficina de Elmos de Papelão”, com sessões também às 14h.
Serviço:
15° Salão do Livro Vale do Aço
26 a 31/08 (segunda a sexta, 9h às 21h30, sábado, 10h às 22h)
Local: Centro Cultural Usiminas
01/09 (domingo), 14h às 17h – Shopping Vale do Aço
Contato e informações: 31 98437 3330
(Disponibilidade de Intérprete de Libras com agendamento prévio)
Entrada gratuita