O Vale do Aço será palco de um curso gratuito de Elaboração de Projetos Culturais com foco na Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), oferecido pelo Comitê de Cultura em Minas Gerais. A iniciativa, que acontecerá online nas segundas-feiras de outubro, tem como objetivo capacitar agentes culturais da região para estruturar projetos alinhados às diretrizes da PNAB, facilitando o acesso a editais e recursos de fomento à cultura.
Com 60 vagas disponíveis, o curso prioriza participantes da região imediata de Ipatinga, incluindo as cidades de Timóteo, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso, Naque e Belo Oriente. As aulas serão ministradas nos dias 7, 14, 21 e 28 de outubro, das 18h30 às 20h30, pelos facilitadores Wenderson Godoi e Morrison Deolli, profissionais experientes na área de gestão e captação de recursos para projetos culturais.
O conteúdo programático está dividido em quatro módulos, abrangendo desde a estruturação de projetos culturais e planejamento estratégico até a captação de recursos e prestação de contas. O curso também enfatiza a inclusão cultural e a diversidade, dando atenção especial a grupos como afro-brasileiros, juventude, mulheres, pessoas com deficiência, povos tradicionais, comunidades em situação de vulnerabilidade e população LGBT+.
Além do curso, o Comitê de Cultura em Minas Gerais oferecerá uma mentoria online específica para artistas e agentes culturais de Coronel Fabriciano. Agendada para o dia 8 de outubro, das 18h30 às 20h30, a mentoria tem como objetivo orientar e esclarecer dúvidas sobre os editais municipais da PNAB de Cultura Viva e de Seleção de Projetos Culturais.
Essas iniciativas fazem parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), promovido pelo Ministério da Cultura, que visa ampliar o acesso e a participação popular nas políticas públicas de cultura. Em Minas Gerais, a articulação dessa rede é realizada por quatro Organizações da Sociedade Civil: AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs, Associação Carla Rosa, Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento e Espaço Hibridus Ponto de Cultura.
O curso e a mentoria representam uma oportunidade única para os agentes culturais do Vale do Aço aprimorarem suas habilidades na elaboração de projetos e aumentarem suas chances de obter recursos para suas iniciativas culturais. As inscrições para o curso podem ser feitas através do link: https://bit.ly/4gTuPSL, enquanto as inscrições para a mentoria estão disponíveis em: https://bit.ly/3ZWzgWJ.
A realização dessas atividades demonstra o compromisso do Comitê de Cultura em Minas Gerais em fortalecer o setor cultural na região, proporcionando ferramentas e conhecimentos essenciais para que os agentes locais possam desenvolver projetos mais competitivos e alinhados às políticas públicas de cultura. Com isso, espera-se um impacto positivo na diversidade e qualidade das propostas culturais no Vale do Aço, contribuindo para o desenvolvimento cultural e social da região.