Por meio de uma ação educacional, alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental do Colégio São Francisco Xavier (CSFX), do bairro Cariru, tiveram a oportunidade de conhecer, nesta quarta-feira (9), um dos patrimônios culturais de Ipatinga. A visita guiada foi realizada nos bens tombados e preservados na área rural do Ipaneminha, como parte de uma das atividades do projeto “Encantos e Encontros Culturais”, que resgata e valoriza patrimônios que se tornaram referências na memória histórica do município.
Em sua segunda edição, o projeto “Encantos e Encontros Culturais” é realizado pela Prefeitura de Ipatinga por meio do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), em parceria com o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Ipatinga (Comphai), a Escola Municipal Professor Mário Casassanta e o projeto CircoArte. A ideia da iniciativa, patrocinada pela Lei de Incentivo Paulo Gustavo, é levar à comunidade escolar conceitos de patrimônio material e imaterial, bens tombados e inventariados.
O evento no Ipaneminha, conforme o diretor de Cultura da Semcel, Wanderson Leandro, o Leleco, desperta a curiosidade entre os alunos, que se sentem sensibilizados quanto à riqueza e o valor histórico dos bens patrimoniais da região. “A ação evidencia o compromisso do governo municipal em proteger e manter vivas as tradições e memórias do Ipaneminha”, destacou.
PONTO DE VISTA
Durante as atividades, os alunos do CSFX exploraram a cultura enraizada no Ipaneminha, conhecendo a importância das histórias e tradições associadas a esse local. Segundo a professora Rosane Souza Ramos Alves, o passeio com os mais de 120 alunos faz parte do ciclo de alfabetização e reforça a importância da educação patrimonial como instrumento fundamental para o desenvolvimento da cidadania e fortalecimento dos laços comunitários. “O trabalho está relacionado às disciplinas de História, Geografia e Ciências e é realizado durante todo o ano letivo. O encerramento será no dia 14 de novembro, no teatro do Centro Cultural Usiminas no Shopping Vale do Aço, com uma apresentação artística com música, coreografia e teatro ensaiada pelos alunos”, informou.
A estudante Alice Pataro, 9 anos, ficou encantada com a apresentação do cortejo do Congado Mirim (bem imaterial em processo de registro), a visita ao Museu do Congado do Ipaneminha, além da apresentação do projeto CircoArte. “Confesso que não sabia das histórias que estou tendo a oportunidade de ouvir e ver com esse trabalho de escola. A lição que levo pra casa é a certeza de que Ipatinga é uma cidade boa pra gente viver e que temos mais patrimônios e áreas verdes do que muita gente imagina”, observou.
Ao final da visita, alunos e professores receberam material impresso com imagens dos 14 bens tombados e protegidos do município.