De olho em um futuro de novas oportunidades para as comunidades, a Fundação Aperam Acesita e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar Minas) promoveram um calendário de cursos gratuitos em Timóteo. De janeiro a junho deste ano, mais de 2 mil horas de capacitação foram ministradas para quase 90 participantes dos cursos. As capacitações foram realizadas no Centro de Educação Ambiental da Aperam – Oikós e na ONG Engenho do Saber.
Neste semestre, foram realizados os cursos de Saúde Emocional e Autocuidado (2 turmas), Trabalhador na Manutenção e Operação de Motocicletas, Horta Caseira, Trabalhadores Florestais Polivalentes/ Recuperação de Áreas Degradadas e Alteradas – Plantio, Produção Artesanal de Quitandas Mineiras, Trabalhador da Mecanização Agrícola/ (Solda) Arco Elétrico com eletrodo revestido, Trabalhador de manutenção de roçadeiras motosserras e similares/ Roçadeira e Inteligência Emocional.
Maria do Carmo Caetano Silva, participou de cinco cursos neste semestre: Saúde Emocional e Autocuidado, Horta Caseira, Recuperação de Áreas Degradadas e Alteradas – Plantio, Quitandas Mineiras e Inteligência Emocional. “Foi a melhor coisa que eu fiz. Estava num momento difícil e o curso Saúde Emocional e Autocuidado veio em boa hora. Daí me inscrevi em outros e foi uma experiência maravilhosa, fiz vários amigos e os instrutores são excelentes. Pretendo não parar por aqui e fazer mais cursos”, comentou.
Vera Maria da Silva Sousa também foi aluna de diversos cursos. Ela conta que aproveitou o tempo que esteve sem trabalho para aperfeiçoar seu conhecimento com os cursos de Saúde Emocional e Autocuidado, Horta Caseira, Recuperação de Áreas Degradadas e Alteradas – Plantio, Quitandas Mineiras.
“Aprendi a importância de aprender a cuidar de mim primeiro para cuidar do outro no curso de Saúde Emocional e Autocuidado. E no curso de Quitandas, aprendi técnicas importantes para fazer produtos de qualidade e para venda. Realmente gostei muito dos cursos do Senar”, declarou.
Segundo Venilson Vitorino, presidente da Fundação Aperam Acesita, os cursos realizados em parceria com o Senar Minas proporcionam mais oportunidades de aperfeiçoar o conhecimento para a comunidade do Vale do Aço. “A Fundação Aperam é parceira do Senar Minas para tornar acessível à comunidade do Vale do Aço cursos gratuitos e de qualidade para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, ou busca recolocação profissional e, ainda, para quem almeja conhecer uma nova área de atuação”, reforçou.