O Projeto Brasil Diversidade Novos Valores I, promovido pelo Instituto Incluir em colaboração com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), está fazendo uma diferença significativa na vida de 30 crianças, jovens e adultos, com e sem deficiência, em Ipatinga. A iniciativa, que se fundamenta nas áreas de educação física, psicologia e nutrição, oferece uma rica experiência de iniciação esportiva nas modalidades de bocha adaptada e vôlei sentado, sob a orientação de profissionais especializados. Além das aulas práticas, os participantes recebem uniformes, material esportivo, lanches e água durante as atividades.
O projeto vai além das práticas esportivas, oferecendo atendimento nutricional e psicológico para as famílias através da ação “Cuidar de quem Cuida”. Esta iniciativa inclui rodas de conversa conduzidas pela equipe de psicologia, focadas em empatia, respeito mútuo e manejo das emoções. O objetivo é promover uma convivência harmônica, respeitando os limites individuais e reforçando a importância da compreensão das necessidades de cada pessoa.
As atividades são realizadas no contraturno escolar, das 13h às 17h, às segundas, quartas e sextas-feiras. O Instituto Incluir não só promove a inclusão e a equidade para pessoas com deficiência como também se compromete a oferecer oportunidades para pessoas sem deficiência em situação de vulnerabilidade social, garantindo um ambiente mais inclusivo para todos.
Em dois anos de operação, o projeto já realizou mais de 23 mil atendimentos diretos e aproximadamente 45 mil atendimentos indiretos a indivíduos e suas famílias que vivem em condições de vulnerabilidade social. Em reconhecimento ao seu impacto positivo, no final de 2021, o Brasil Diversidade II recebeu o Prêmio de Acessibilidade na categoria Esporte, concedido pelo Governo Federal.
Desde setembro de 2023, o Brasil Diversidade Novos Valores I, junto com outros projetos do Instituto Incluir, destina 10% das vagas a pessoas sem deficiência em situação de vulnerabilidade. Como parte da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o programa utiliza o esporte como uma ferramenta de educação e inclusão.
EXPANSÃO E RECONHECIMENTO NACIONAL
Além de Ipatinga, o projeto é desenvolvido em dois outros locais: Parauapebas e Itaguaí. Em Parauapebas, a parceria envolve a Prefeitura Municipal, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência, SorriParauapebas, Apae Parauapebas, a Associação das Pessoas com Deficiência de Parauapebas (APDFIP) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPDP). Em Itaguaí, a colaboração é com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Secretaria Municipal de Turismo e Esporte, a Secretaria Municipal de Cultura e Educação e o Cras Gleba B, na Baixada Fluminense.
O programa faz parte de um complexo dedicado à prevenção da violência, promoção da inclusão social, acessibilidade e fortalecimento comunitário, e conta com o patrocínio de empresas como Vale, Metso, Icatu e Águas do Brasil.