A Semana Nacional de Trânsito, celebrada em todo o país entre 18 e 25 de setembro, foi marcada pelo Concurso de Frases do Projeto Transitolândia, com a participação de mais de 2 mil alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de 47 escolas entre públicas e particulares de Coronel Fabriciano, Jaguaraçu, Marliéria e Timóteo, que visitaram o Projeto em 2024.
Com o tema “Paz no Trânsito começa por você”, que rege a campanha nacionalmente, quatro frases de autoria de uma aluna de cada município participante foram selecionadas. As alunas foram premiadas na tarde da última quarta-feira (18/09), no Quartel da 85ª Cia da Polícia Militar de Minas Gerais, em Timóteo. Cada aluna recebeu como prêmio uma caixa de som e um fone.
As alunas vencedoras do Concurso de Frases do projeto Transitolândia foram Alice Maria Lopes, da Escola Estadual Tenente José Luciano, de Timóteo; Thaila Eduarda De Freitas F. Pantaleão, da Escola Municipal Maria Das Graças Ferreira, de Coronel Fabriciano; Maria Luiza Assis Duarte, da Escola Municipal Padre João Borges Quintão, de Marliéria; e Isabela Oliveira Santos, da Escola Municipal Coronel Felício Miranda, de Jaguaraçu.
A iniciativa foi realizada pelos parceiros do Projeto Transitolândia: Fundação Aperam Acesita, Saritur, Rotary Club de Acesita, Superintendência Regional de Ensino de Cel. Fabriciano, Prefeituras de Coronel Fabriciano, Jaguaraçu, Marliéria e Timóteo e 85ª Cia. da Polícia Militar de Minas Gerais.
Segundo o major Fábio José Castro de Oliveira da 85ª Cia da Polícia Militar de Minas Gerais, todas as ações que envolvem o projeto Transitolândia visam agir na prevenção dos acidentes de trânsito. “As crianças são as principais parceiras desse projeto. Trabalhamos com as crianças para ensiná-las a estarem atentas como pedestres e futuros motoristas”, declarou.
O presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson, lembrou a força que o Projeto Transitolândia possui por ter alcançado diversas gerações. “Em quase 3 décadas de realização do projeto Transitolândia, se verificarmos o número de alunos que passaram por ele, podemos considerar o equivalente a quase uma população atual de Timóteo. É um projeto educativo muito significativo para a região. É um dos poucos em Minas Gerais que funciona há tanto tempo e, sem dúvidas, por causa das parcerias que fortalecem o projeto”, frisou.