A Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) promoveu, em parceria com a Casa de Metal Espaço Cultural, o “Sponsor’s Day” nesta semana. O evento reuniu associados, patrocinadores e expositores da ABM Week 2024 para apresentar a dinâmica e o planejamento da próxima edição, marcada para os dias 3 a 5 de setembro de 2024. Considerado o maior evento técnico-científico da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração, o encontro promete superar expectativas com novidades e recordes.
Durante o Sponsor’s Day, Sergio Leite de Andrade, presidente do Conselho de Administração da ABM; coordenador geral da ABM Week 8ª Edição e vice-presidente de Assuntos Estratégicos da Usiminas, destacou os preparativos para a edição que celebra o 80º aniversário da associação. “Estamos empenhados em fazer um evento marcante para executivos, profissionais, estudantes, docentes e pesquisadores das áreas de metalurgia, materiais e mineração”.
“Neste ano de 2024, esperamos receber mais de 3.000 participantes, incluindo 500 jovens estudantes. A programação contará com uma série de atrações, como Fórum de Líderes, plenárias, painéis, mesas redondas, sessões técnicas, premiações, homenagens e coquetéis. Além disso, teremos cerca de 80 empresas globais do setor minerometalúrgico e de materiais que exibirão seus produtos e serviços na área de exposição, que foi ampliada para esta edição”, destacou Sergio.
A ABM Week também incluirá sessões técnicas de 13 eventos simultâneos, incluindo os novos Seminário de Economia Circular e Sustentabilidade e Seminário de Manutenção e Engenharia de Projetos em Metalurgia e Mineração. Outros eventos de destaque são o 10º Seminário de Aglomeração de Minérios, 20º Seminário de Moldes, Matrizes e Ferramentas, 22º Enemet – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas, e o 77º Congresso Anual da ABM – Internacional.
Horacidio Leal Barbosa Filho, presidente executivo da ABM, reforçou a importância da edição de 2024. “Não se comemora 80 anos todos os dias. Queremos que a ABM Week seja um símbolo dessa comemoração com nossos principais parceiros. Trarão novidades estruturais, como a ampliação da área de exposição, e de conteúdo, como a criação de novos seminários e a participação de experts no evento”, explicou Barbosa Filho.
Além dos três dias principais, a ABM organizará visitas técnicas no dia 6 de setembro, permitindo aos participantes conhecerem de perto as inovações e práticas do setor. Com uma programação robusta e diversificada, a ABM Week 2024 promete ser um marco na história da associação e uma referência para o setor minerometalúrgico e de materiais.