A Aperam South America comunicou que, a partir de 1º de setembro de 2024, iniciará uma nova reestruturação organizacional. O movimento visa assegurar a continuidade e a sustentabilidade dos resultados obtidos, enquanto a empresa enfrenta novos desafios no mercado global.
Paulo Novaes, atual diretor Industrial de Operações da Aperam South America, deixará seu cargo para assumir a liderança de projetos estratégicos para o Grupo Aperam na Europa. Esta mudança marca um passo significativo na estratégia da empresa para fortalecer sua presença e adaptação no cenário internacional.
Com a saída do Paulo Novaes, a Diretoria Industrial de Operações passa a ser liderada por Edimar de Melo Cardoso, que atualmente ocupa a Diretoria de Operações da Aperam BioEnergia, unidade do grupo que produz carvão vegetal e outros co-produtos florestais no Vale do Jequitinhonha.
Gisele Polati, então gerente executiva de Crédito e Cobrança, será a nova diretora Financeira da Aperam South America. Alinhado à estratégia da empresa em se tornar um lugar cada vez mais inclusivo e diverso, este movimento marca a história da Aperam, já que Gisele será a primeira mulher a assumir um cargo de diretoria na empresa.
Desde dezembro de 2023, Rodrigo Villela, atual titular do cargo, vem assumindo novos desafios como Chief Financial Officer (CFO) das divisões de Aços Inoxidáveis do grupo Aperam.
Com as mudanças, a BioEnergia passa a ter um novo diretor de Operações, Ézio Santos, que acumula vasto conhecimento do negócio.
Para fortalecer ainda mais os alicerces operacionais, será criada, a partir de 1º de setembro de 2024, a área de Excelência Operacional sob a responsabilidade da Diretoria Industrial, com foco em ganhos de produtividade, gestão da qualidade e aplicação da metodologia Lean.
SOBRE A APERAM SOUTH AMERICA
Carbono neutro nos escopos 1 e 2 por quatro anos seguidos, a Aperam South America é produtora integrada de aços planos inoxidáveis, elétricos e carbono e consolida-se como líder no mercado brasileiro em seu segmento. Sua planta industrial, localizada em Timóteo, tem capacidade produtiva total de 900 mil toneladas de aço líquido por ano. Um dos destaques de seu portfólio são os aços elétricos de alta performance da linha GNO, essenciais à transição da mobilidade para veículos elétricos.
Desde 2011, a Aperam South America integra o Grupo Aperam, segundo maior da Europa, composto de outras cinco plantas industriais na França e na Bélgica, cuja capacidade alcança 2,5 milhões de toneladas de placas de aço por ano. Utiliza 100% de carvão vegetal produzido por sua unidade no Vale do Jequitinhonha: a Aperam BioEnergia, que produz e comercializa carvão vegetal, tecnologia, mudas e sementes, a partir de florestas renováveis de eucalipto em Minas Gerais.
Mais uma vez estamos colocando as nossas esperanças nesta nova empresa que venceu o leilão. Se a mesma construir no prazo acordado, a população brasileira será beneficiada, uma vez que a rodovia faz a interligação dos estados da região sul e sudeste com o Norte, Nordeste e Centro Oeste.