A BR-381, conhecida como “rodovia da morte”, finalmente terá um operador privado após três tentativas frustradas de concessão. A gestora 4UM, antiga J. Malucelli, venceu o leilão realizado nesta quinta-feira (29), na sede da B3 em São Paulo, oferecendo um desconto de 0,94% sobre a tarifa de pedágio. A disputa contou com apenas dois grupos interessados, sendo a outra proposta da gestora Oportunity, com desconto de 0,10%.
A concessão da rodovia que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, em Minas Gerais, prevê investimentos de R$ 5,5 bilhões em melhorias e R$ 3,7 bilhões em despesas operacionais ao longo de 30 anos. O projeto inclui 106 km de duplicação, 83 km de faixas adicionais, 51 correções de traçado, áreas de escape, pontos de parada para caminhoneiros e 23 passarelas para pedestres.
A 4UM Investimentos, com sede em Curitiba e mais de R$ 7 bilhões sob gestão, estreia no setor de infraestrutura com essa vitória. A empresa estruturou um fundo de investimento em participações para atuar em leilões de rodovias, contando com as famílias Malucelli, Salazar, Federmann e Backheuser como cotistas.
O sucesso do leilão ocorreu após mudanças significativas no edital. Eduardo Schiefler, advogado especialista em Direito Administrativo, destaca que a adequação dos riscos ao retorno previsto foi crucial para atrair interessados. A Taxa Interna de Retorno do projeto foi elevada de 9,88% para 11,97%, tornando o investimento mais atrativo.
Uma alteração importante foi a decisão de manter a cargo do poder concedente a duplicação do trecho entre Belo Horizonte e Caeté, que apresenta alto risco geológico e problemas de desapropriação. Essa mudança reduziu os riscos para a concessionária, tornando o projeto mais viável.
A BR-381 é um importante corredor de escoamento da produção agrícola e de minérios para exportação, além de ser vital para o transporte de mercadorias entre São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. O trecho concedido liga a Região Metropolitana de Belo Horizonte à Região Metropolitana do Vale do Aço, chegando até Governador Valadares.
A rodovia, conhecida por seu traçado sinuoso e alto índice de acidentes, terá cinco praças de pedágio nas cidades de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares. O custo total para percorrer o trecho será de R$ 60,45, conforme definido no edital.
Marco Botter, CEO da Telar Engenharia, ressalta a complexidade de concessões em rodovias consideradas perigosas. Fatores como manutenção, geometria da via, composição do tráfego e impacto ambiental precisam ser cuidadosamente avaliados para garantir a seguridade e viabilidade econômica do projeto.
A concessão da BR-381 representa um marco importante para a infraestrutura rodoviária brasileira, prometendo melhorias significativas em uma via crucial para o desenvolvimento econômico da região. Com a expectativa de gerar 80 mil empregos durante as obras, o projeto traz esperança de maior segurança e eficiência para os usuários da antiga Rodovia da Morte.