O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) iniciou obras de ampliação na BR-381, em Minas Gerais, visando melhorar o fluxo de veículos na saída de Belo Horizonte. A intervenção, que inclui o alargamento da pista no sentido Espírito Santo, entre os Borges e o trevo de Santa Luzia, permitirá a criação de uma terceira faixa de rolamento.
As obras fazem parte de um conjunto de ações paliativas defendidas pelo Movimento Pró-Vidas, que busca oferecer maior qualidade e conforto aos usuários da rodovia. O trecho em questão, conhecido como um dos mais problemáticos da via, tem sido alvo de constantes reclamações devido aos frequentes congestionamentos.
Com a adição da nova faixa, espera-se que o tráfego de veículos pesados, como carretas, seja deslocado para a pista adicional, liberando as demais faixas para a circulação de veículos menores. Essa medida visa proporcionar maior fluidez ao trânsito, especialmente nos horários de pico.
A BR-381, importante eixo de ligação entre Minas Gerais e o Espírito Santo, tem enfrentado desafios crescentes devido ao aumento do fluxo de veículos nos últimos anos. As melhorias em curso são vistas como um passo importante para aliviar os problemas de congestionamento, embora ainda sejam consideradas soluções temporárias.
O Movimento Pró-Vidas da BR-381, que há tempos vem reivindicando melhorias na rodovia, celebra o início das obras como uma vitória parcial. No entanto, o grupo continua a pressionar por soluções mais abrangentes e duradouras para a segurança e eficiência da via.
As autoridades responsáveis pedem a compreensão dos motoristas durante o período de obras, alertando para possíveis lentidões temporárias no trânsito. O Dnit assegura que está trabalhando para concluir as intervenções no menor prazo possível, minimizando os inconvenientes aos usuários da via.
LEILÃO DA BR-381/MG
O aguardado leilão de concessão da BR-381/MG, será realizado nesta quinta-feira (29), na sede da B3, em São Paulo. Dois consórcios, liderados pelas empresas Aterpa e Opportunity, submeteram suas propostas para competir pela administração do trecho que liga Caeté a Governador Valadares.
De acordo com Clésio Gonçalves, coordenador do Movimento Pró-Vidas da BR-381, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já publicou a análise das garantias financeiras que os concorrentes precisam oferecer para participar do certame, confirmando a aptidão de ambos para o leilão.
O governo federal nutre grandes expectativas em torno deste leilão, especialmente após quatro tentativas fracassadas de atrair interessados pela concessão. A preocupação era que a complexidade do projeto afastasse investidores mais uma vez, o que não aconteceu desta vez, trazendo uma perspectiva mais positiva para a melhoria da infraestrutura rodoviária do estado.