Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo

Venezuela usa bloqueio do X no Brasil para defender Maduro

Ministro venezuelano compara decisões judiciais dos dois países

Redação por Redação
5 de setembro de 2024
em Mundo
Tempo de Leitura: 2 minutos de leitura
A A
0
Venezuela usa bloqueio do X no Brasil para defender Maduro

Oposição reivindica a vitória (Imagem: Reprodução/Jornal Hoje)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

O governo de Nicolás Maduro está utilizando o recente bloqueio da rede social X no Brasil como argumento para defender a polêmica decisão do Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela, que confirmou a vitória do líder chavista nas eleições presidenciais de julho. A comparação foi feita pelo ministro do Interior, Justiça e Paz, Diosdado Cabello, durante seu programa de televisão nessa quarta-feira (4).

Cabello, uma das figuras mais proeminentes do chavismo, afirmou que é necessário respeitar as decisões dos tribunais superiores tanto do Brasil quanto da Venezuela. “O Supremo Tribunal do Brasil não é mais do que o Supremo Tribunal da Venezuela”, declarou o ministro, acrescentando que “é preciso respeitar a decisão da Corte Suprema do Brasil, não é verdade? Claro! E da Venezuela também!”.


O comentário do ministro venezuelano surge em um momento de tensão política no país, após as eleições presidenciais de 28 de julho, nas quais Maduro foi declarado vencedor com mais de 51% dos votos. A oposição, no entanto, contesta o resultado, alegando fraude no processo eleitoral.

A situação na Venezuela tem sido alvo de preocupação internacional, com diversos países e organizações questionando a legitimidade do pleito. Os Estados Unidos, por exemplo, têm expressado a necessidade de fazer “muito mais” em relação à crise venezuelana, conforme declarações recentes da líder opositora María Corina Machado.

Cabello também aproveitou a oportunidade para comentar sobre a suspensão do X na própria Venezuela, em vigor há quase um mês. Segundo o ministro, a medida foi uma “suspensão” e não um bloqueio, justificando que o governo venezuelano está aberto ao diálogo com a plataforma. “Nós não mandamos bloquear nada disso. O que fizemos foi uma suspensão e que venham falar com a Venezuela”, afirmou.

A liberdade de expressão e o acesso à informação têm sido temas recorrentes de debate na Venezuela. De acordo com o Sindicato Nacional de Imprensa do país, mais de 60 sites de notícias, fact-checking e de organizações estão atualmente bloqueados. Além disso, desde os protestos que eclodiram após o anúncio da vitória de Maduro, mais de 10 profissionais de imprensa foram detidos, segundo relatórios de ONGs que atuam na região.

A comparação feita por Cabello entre as decisões judiciais do Brasil e da Venezuela levanta questionamentos sobre a independência do poder judiciário e o respeito ao estado de direito em ambos os países. Enquanto isso, a comunidade internacional continua a acompanhar de perto os desdobramentos políticos na Venezuela, em busca de uma solução para a crise que já se arrasta por anos.

*Com informações CNN Brasil
Tag: bloqueiorede socialVenezuelaX
Postagem anterior

Embaixada americana gera incômodo no STF após nota sobre X

Próxima postagem

Revista é condenada a indenizar ex-primeira-dama por reportagem

Leia também

O Jornalismo, o “Caso Master” e a misteriosa morte na prisão em Belo Horizonte
Mundo

Cancelamento de debate às vésperas da eleição tem repercussão internacional

2 de outubro de 2026
Atentado terrorista: copiloto tenta derrubar avião da Flydubai
Mundo

Atentado terrorista: copiloto tenta derrubar avião da Flydubai

30 de setembro de 2026
Homem baleado em atentado contra Trump morre nos EUA
Mundo

Homem baleado em atentado contra Trump morre nos EUA

25 de setembro de 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Centro de Memória Usiminas sedia concerto gratuito de jazz

    Centro de Memória Usiminas sedia concerto gratuito de jazz

    7 de outubro de 2026
  • FSFX abre processo seletivo com vagas no Vale do Aço

    FSFX abre processo seletivo com vagas no Vale do Aço

    7 de outubro de 2026
  • Livro destaca trajetórias de lideranças negras no Brasil

    Livro destaca trajetórias de lideranças negras no Brasil

    7 de outubro de 2026
  • Belo Horizonte recebe evento sobre negócios com El Salvador

    Belo Horizonte recebe evento sobre negócios com El Salvador

    7 de outubro de 2026
  • Feitiço saiu contra os feiticeiros

    Feitiço saiu contra os feiticeiros

    7 de outubro de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?