Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Saúde

HMC entra no Outubro Rosa com campanha sobre câncer de mama

Milhares de pessoas de 87 municípios são atendidas na unidade de Oncologia em Ipatinga

Cid Miranda por Cid Miranda
2 de outubro de 2024
em Saúde
Tempo de Leitura: 5 minutos de leitura
A A
0
HMC entra no Outubro Rosa com campanha sobre câncer de mama

Débora Schittini, ginecologista do HMC (Foto: Divulgação)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

O Hospital Márcio Cunha (HMC) é referência no atendimento a pacientes oncológicos para 1,6 milhão de habitantes do Vale do Aço e do Nordeste mineiro, especialmente por meio de sua unidade de Oncologia. Em outubro, o HMC adota a cor rosa em suas unidades, celebrando o Outubro Rosa, um mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.

Anualmente, milhares de pessoas de 87 municípios são atendidas na unidade de Oncologia, com mais de 80% dos atendimentos voltados para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste mês, os profissionais do HMC, incluindo a ginecologista Débora Schittini e o mastologista Ubirajara Alves, oferecem orientações e informações essenciais, destacando que a prevenção é o melhor tratamento.


O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), até o final de 2024, estima-se que mais de 73 mil novos casos sejam diagnosticados, resultando em uma taxa de 66 casos a cada 100 mil mulheres. Em contrapartida, a incidência entre homens é muito inferior, com uma taxa de apenas 1%.

A campanha do Outubro Rosa busca sensibilizar a população sobre a importância da detecção precoce e dos cuidados preventivos, ressaltando que a informação é uma ferramenta fundamental na luta contra o câncer.

A ginecologista alerta que, durante as consultas de rotina, a mulher não deve se envergonhar e deve conversar com o profissional sobre qualquer anormalidade notada em seu corpo. “Durante as consultas, é preciso falar sobre as queixas nas mamas e permitir que o médico faça o exame físico das mamas através da palpação. Além disso, será avaliado o histórico familiar, se há algum fator de risco aumentado para o câncer de mama e os exames de rastreamento serão solicitados de acordo com a faixa etária e com a indicação de cada caso”, orienta Débora.

Segundo o mastologista Ubirajara Alves, a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que, em mulheres a partir dos 40 anos e com risco habitual de desenvolver a doença, o rastreio seja realizado anualmente. “Temos visto cada vez mais pacientes jovens com câncer de mama. Por isso, a importância da detecção precoce, pois possibilita um tratamento mais efetivo. O exame mais comum para esse rastreamento é a mamografia. Quando feito anualmente, contribui para a redução da mortalidade, pois detecta a doença em fase inicial e possibilita um tratamento mais efetivo.”, explica o médico.

Os profissionais de saúde ressaltam que, na maioria das vezes, o câncer de mama é uma doença silenciosa. A ginecologista do HMC dá dicas que podem contribuir para a prevenção do câncer de mama. “O ideal é que a paciente tenha controle do peso corporal, pratique atividades físicas, reduza o consumo de alimentos ultraprocessados e conservantes e não faça o uso de tabaco”, reforça Débora.

O médico Ubirajara explica que há sinais de alerta que podem indicar o câncer de mama e que as mulheres devem se atentar. “Entre os principais sinais e sintomas temos a palpação de nódulos, a evidência de retração da pele mamária: visível ao se olhar no espelho. Também é possível observar mudanças na cor da pele, como hiperemia e descamação na região areolar. A dor, embora seja um sintoma menos frequente nos estágios iniciais, pode surgir em fases mais avançadas, geralmente devido à compressão causada pelo nódulo, em função do tamanho aumentado, ou proximidade de estruturas como a musculatura peitoral”, relata o mastologista.

A IMPORTÂNCIA DO AUTOEXAME

Outro ponto destacado pelo mastologista é a importância do autoexame. “Orientamos as pacientes a desenvolverem o autoconhecimento, ou seja, a conhecerem o seu corpo e suas mamas. Assim, elas saberão quais são as alterações naturais e, ao surgirem mudanças, poderão buscar atendimento médico. A recomendação é que o autoexame seja feito no período pós-menstrual, pois no pré-menstrual a mama está mais edemaciada, o que pode ser um fator de confusão devido alterações naturais próprias deste período (pré-menstrual)”, detalha.

Foi com o autoexame que a empreendedora Tátyna Daiany, de apenas 36 anos, descobriu precocemente a doença, ao observar um nódulo no seio. “Eu descobri o câncer com o exame de toque, pois eu tinha o hábito de realizar mensalmente. Mas, neste dia, foi de forma aleatória: observei uma diferença e fui ao médico”, relata.

Após realizar as consultas e exames necessários, Tátyna recebeu o diagnóstico de câncer de mama e iniciou o tratamento na unidade de Oncologia do HMC. Apesar dos desafios, ela encara com esperança essa etapa de superação. “Quando recebi o diagnóstico, foi um choque, um desespero. O maior desafio foi comigo mesma, aceitar a situação e fazer o que precisava com pensamento positivo. O tratamento não tem sido fácil, mas com fé e coragem estou caminhando para o terceiro mês de tratamento. Tudo está indo bem, dentro das expectativas. Agora é ficar bem, curada, e depois voltar ao trabalho e cuidar da minha família”, exalta a paciente.

Passando por esse tratamento, Tátyna sempre mantém determinação e deixa uma mensagem de encorajamento às mulheres: “Gostaria de incentivar todas as mulheres a realizarem o autoexame, independentemente da idade, porque, quanto mais cedo o câncer for descoberto, maiores as chances de cura. Para aquelas que estão passando por esse momento, minha mensagem é: não desanimem, tenham força e fé, sejam guerreiras, esse momento vai passar e dias melhores virão”, pontua Tátyna.

OUTUBRO ROSA

O Outubro Rosa é um momento de mobilização social para reforçar as mensagens sobre a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama. “A campanha é considerada um momento ímpar para aproveitarmos essa oportunidade e ampliarmos a abordagem da saúde das mamas antes de detectarmos a doença. A possibilidade de cura é muito grande. Por isso, a campanha anual do Outubro Rosa é muito importante”, explica o mastologista do HMC.

Nesse mês especial de atenção às mulheres, Débora deixa uma mensagem de alerta: “Se cuidem. Lembrem-se de que é preciso fazer exames periódicos de rotina, ter um ginecologista para fazer todo o acompanhamento e, principalmente, que procurem o médico em qualquer alteração que sintam no corpo. É necessário passar pela avaliação de um especialista. Cuidar de si mesma é fundamental”, pontua a ginecologista.

EXPERTISE NO TRATAMENTO ONCOLÓGICO

A unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha é referência para cerca de 1,6 milhão de pessoas de 87 municípios do Vale do Aço e Nordeste mineiro. Mais de 85% dos atendimentos da unidade são destinados a pacientes do SUS. Habilitada como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), a unidade oferece tratamentos especializados em cirurgia oncológica, radioterapia, hematologia e oncologia pediátrica, além de um corpo clínico com grande expertise.

A estrutura e o compromisso com a qualidade, aliados a um tratamento humanizado, tornam o HMC um dos principais centros de combate ao câncer na região, impactando diretamente a vida de milhares de pacientes.

Tag: câncer de mamaHospital Márcio CunhaOncologiaOutubro Rosaprevenção
Postagem anterior

Agenda cultural de outubro da Fundação Aperam começa nesta sexta

Próxima postagem

Morre o jornalista Cid Moreira, aos 97 anos

Leia também

Governo confirma primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil
Saúde

Governo confirma primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil

16 de maio de 2025
Hospital Metropolitano realiza cirurgia inovadora com laser para tratamento da próstata
Saúde

Hospital Metropolitano realiza cirurgia inovadora com laser para tratamento da próstata

16 de maio de 2025
HMC celebra 60 anos com solenidade que destaca legado e compromisso com a saúde
Saúde

HMC celebra 60 anos com solenidade que destaca legado e compromisso com a saúde

15 de maio de 2025
Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • HMC celebra 60 anos com solenidade histórica em Ipatinga

    HMC celebra 60 anos com solenidade histórica em Ipatinga

    18 de maio de 2025
  • Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

    Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

    18 de maio de 2025
  • Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    Como automatizar a casa com eficiência e simplicidade

    17 de maio de 2025
  • O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    O verdadeiro presente que eu queria dar para todas as mães

    17 de maio de 2025
  • Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável

    16 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?