A Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha está celebrando 13 anos sob a gestão da Fundação São Francisco Xavier – FSFX. Com mais de 126 mil atendimentos em sessões de radioterapia, quimioterapia, exames de medicina nuclear e consultas, a unidade é referência no tratamento do câncer para cerca de 1,6 milhão de pessoas de 87 municípios do leste mineiro.
Desde que a fundação assumiu a gestão da unidade, a jornada tem sido marcada por conquistas notáveis e um compromisso inabalável com a excelência no cuidado do paciente.
Com tecnologia de ponta, infraestrutura moderna e equipe médica e multidisciplinar altamente qualificada, a Unidade de Oncologia, ao longo desses 13 anos, tem ofertado tratamentos individualizados e personalizados para todos os seus pacientes.
Com 85% dos seus atendimentos destinados aos pacientes do SUS, a humanização é uma parte essencial da abordagem da Unidade de Oncologia do HMC. Além de fornecer tratamento clínico de alta qualidade, a equipe se esforça para criar um ambiente acolhedor e solidário para os pacientes e suas famílias.
A Unidade busca não apenas tratar a condição física do paciente, mas também apoiar seu bem-estar emocional e psicológico durante toda a jornada de tratamento. Um exemplo disso é o oferecimento da Crioterapia Capilar, conhecida como Touca Inglesa, um procedimento de resfriamento do couro cabeludo que evita ou reduz a queda de cabelo induzida pela quimioterapia. Para o paciente, isso significa estar no controle da situação, manter a sua privacidade e encorajá-lo positivamente durante o tratamento quimioterápico.
Para o diretor-presidente da Fundação São Francisco Xavier, Flaviano Feu Ventorim, essas iniciativas visam oferecer conforto, esperança e bem-estar aos pacientes. “Por meio de iniciativas como as celebrações das etapas vencidas, os aniversários na oncologia pediátrica, visita de mascotes e personagens, além de outras homenagens, estamos construindo um ambiente acolhedor e repleto de esperança” – assinala Ventorim.
PESQUISA
Além do atendimento humanizado, a Unidade de Oncologia tem se destacado por seu papel na pesquisa clínica. Com 24 protocolos de pesquisa, os quais 16 estão em andamento, o Centro de Pesquisas da instituição desenvolve protocolos inovadores em tratamento oncológico e em demais especialidades médicas.
Recentemente, a equipe de pesquisa clínica da Oncologia do HMC participou. com outros centros do mundo, da condução de um estudo com pacientes com câncer colorretal (CA209-8HW), patrocinado pela Bristol Myers Squibb, uma empresa biofarmacêutica global dedicada à descoberta, desenvolvimento e disponibilização de medicamentos inovadores para pacientes com doenças graves.
O estudo revelou que os pacientes que receberam uma combinação de medicamentos chamada nivo+ipi como primeira linha de tratamento experimentaram uma melhoria significativa em sua sobrevivência sem que a doença progredisse.