No Brasil, o Dia Nacional do Homem, comemorado em 15 de julho desde 1992, está fortemente ligado ao incentivo à prevenção da saúde masculina. Segundo dados do Ministério da Saúde, apesar do aumento da expectativa de vida entre os anos 2000 e 2018, os homens vivem 7,1 anos a menos que as mulheres; morrem mais do que as mulheres na maioria das causas de óbitos e em todas as faixas etárias até 80 anos.
De acordo com o médico de família e comunidade da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), Lucas Ayres de Souza Penna, “É preciso chamar atenção dos homens para o autocuidado. Homem não é super-herói, eles precisam quebrar o mito de serem fortes o tempo todo. Essa cultura do não se olhar é que faz com que os homens morram antes das mulheres”.
Entre as doenças críticas e comuns entre o público masculino estão a obesidade, hipertensão, diabetes, câncer de colorretal e o câncer de próstata, que de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é a segunda maior causa de morte entre os homens. Para o médico, o cuidado da saúde mental também precisa ser priorizado entre os homens, visto que, a falta a estabilidade emocional provoca o aparecimento de doenças como, a ansiedade e depressão.
“É importante disseminar a cultura da prevenção da saúde entre os homens em todas as faixas-etárias. Muitas vezes, por falta de informação ou até mesmo por constrangimento, os homens deixam de se cuidar. A prevenção eficaz depende de um cuidado diário e de ações preventivas que permitem identificar problemas de saúde precocemente”, destaca Lucas.
O especialista ressalta ainda a importância da adoção de hábitos saudáveis e do diagnóstico precoce. “A prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir estes agravos evitáveis. O diagnóstico precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens. É preciso prestar atenção no corpo e ficar atento aos sinais que ele envia”, ressalta.
A prevenção é fundamental para uma vida mais saudável e duradoura, o que compreende visitar o médico regularmente, fazer exames de rotina e adotar hábitos mais saudáveis. Fazer consultas e exames de rotina são indispensáveis não só para acompanhar a saúde, mas também para descobrir eventuais doenças de forma precoce e tratá-la rapidamente. “Ao longo da vida, é importante os homens avaliarem, também, os níveis de colesterol, a pressão arterial, a glicemia, a saúde dos rins e do fígado. Além de rastrear, de acordo com a indicação médica, os cânceres de intestino e próstata.”, finaliza o médico.