A Polícia Civil de São Paulo deflagrou nesta quarta-feira (4) uma operação contra jogos ilegais e lavagem de dinheiro em seis estados brasileiros. A ação, denominada Operação Integration, resultou na prisão da advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra em Pernambuco.
A operação cumpriu 19 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão em diversas cidades, incluindo Recife, Campina Grande, Barueri, Cascavel, Curitiba e Goiânia. As autoridades apreenderam um avião no aeroporto de Jundiaí (SP), que estaria ligado ao cantor sertanejo Gusttavo Lima, e um carro de luxo na mansão de Deolane em Barueri.
Segundo a Polícia Civil, a organização criminosa investigada movimentou cerca de R$ 3 bilhões provenientes de jogos ilegais. As investigações tiveram início em abril de 2023 e focam em práticas de lavagem de dinheiro e exploração de jogos de azar.
O advogado de Gusttavo Lima afirmou que a aeronave apreendida havia sido vendida para outra empresa. No entanto, o registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ainda consta como propriedade da empresa do cantor.
A defesa de Deolane Bezerra emitiu uma nota alegando que a investigação é sigilosa e que a divulgação de detalhes específicos do processo pode configurar violação de segredo de Justiça. A advogada afirma estar à disposição para colaborar com as autoridades e esclarecer todos os fatos.
Além das prisões e apreensões, a operação resultou no sequestro de bens e pedido de bloqueio de ativos financeiros no valor de R$ 2,1 bilhões dos investigados. Em Campina Grande, um helicóptero também foi apreendido, supostamente ligado a uma empresa de apostas esportivas online.
A Polícia Civil não detalhou a ligação específica de Deolane com o suposto esquema nem explicou como atua a organização criminosa investigada. O chefe da polícia, Renato Rocha, afirmou que a operação visa combater a lavagem de dinheiro proveniente de jogos ilegais, sem fornecer mais detalhes sobre as pessoas e empresas envolvidas.
A irmã de Deolane, Dayanne Bezerra, manifestou-se nas redes sociais defendendo a inocência da influenciadora e alegando perseguição. Ela afirmou que provarão a inocência “custe o que custar”.
A Operação Integration representa um importante passo no combate aos jogos ilegais e à lavagem de dinheiro no Brasil. As autoridades continuam investigando o caso, que envolve figuras públicas e movimentações financeiras milionárias. O desenrolar da operação e seus desdobramentos legais serão acompanhados de perto pela sociedade e pelos meios de comunicação nos próximos dias.