O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não poderá realizar bloqueios em estradas durante as eleições municipais, agendadas para domingo (6). De acordo com Lewandowski, a PRF deverá concentrar seus esforços em facilitar a movimentação dos eleitores, conforme um termo de colaboração estabelecido entre o ministério e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No caso de incidentes que demandem bloqueios, a PRF será responsável por organizar rotas alternativas.
“A Polícia Rodoviária Federal está proibida de fazer qualquer bloqueio em estradas”, afirmou Lewandowski em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro. Ele ressaltou que a corporação também está orientada a coibir crimes eleitorais.
O ministro enfatizou que um aparato de segurança está montado e pronto para agir, caso necessário, a pedido do juiz eleitoral local, que, em tais circunstâncias, adquire autoridade federal para intervir.
Lewandowski também mencionou a colaboração entre o governo federal e o TSE para garantir a tranquilidade durante as eleições municipais. Ele destacou que a posse de armas será proibida 48 horas antes e 24 horas após a votação, uma medida que visa assegurar que os eleitores se sintam “livres de constrangimentos” ao exercer seu direito ao voto.
Além disso, o ministro informou que o TSE tem intensificado os esforços para combater a desinformação e as fake news. Ele também ressaltou a importância das polícias militares no combate a crimes eleitorais, alertando que infrações como coação, compra de votos e abuso de poder econômico são classificadas como crimes federais, uma vez que ameaçam a democracia.
A expectativa é que essas medidas contribuam para um ambiente eleitoral mais seguro e transparente, reforçando a integridade do processo democrático.