Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem Categoria

Oh, Minas Gerais!

Redação por Redação
8 de dezembro de 2024
em Sem Categoria
Tempo de Leitura: 2 minutos de leitura
A A
0
Oh, Minas Gerais!

Oh, Minas Gerais! (Foto: Arquivo)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Por Edmundo Fraga (*)

Ao final de 2024, Minas Gerais e o Brasil ganham um presente especial: o modo de fazer o Queijo Minas Artesanal foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Este marco projeta a identidade cultural mineira para o mundo e celebra a riqueza da tradição local. Vale destacar que este é o primeiro produto brasileiro incluído na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, um feito histórico.


Esse reconhecimento internacional soma-se ao Certificado de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2008, fortalecendo ainda mais a relevância cultural e econômica do Queijo Minas. Agora, o produto mineiro conquista espaços nunca imaginados no cenário global.

Além de ser o mais consumido pelos brasileiros, o Queijo Minas é rico em nutrientes como cálcio e vitaminas A, B e D, sendo também uma opção com menos calorias e menor teor de gordura em comparação a outros tipos de queijo. É um alimento que une sabor, saúde e história.

UMA JORNADA CENTENÁRIA

A história do Queijo Minas remonta ao final do século XVII, quando a descoberta do ouro na Capitania de Minas Gerais atraiu uma onda de portugueses em busca de riquezas. Para enfrentar as longas jornadas e garantir alimentos duráveis, os viajantes adaptaram uma receita portuguesa de queijo coalhado feito com leite fresco. O resultado foi tão bem-sucedido que o Queijo Minas logo se espalhou pelo país, consolidando Minas Gerais como o maior centro produtor de queijo no Brasil.

UM EXEMPLO DE SUCESSO LOCAL

Entre os muitos produtores que mantêm viva essa tradição está o casal Jamil e Irinéia Delfino, da zona rural de Ipatinga, no Vale do Aço. Proprietários do Sítio Empório da Serra, eles conquistaram a medalha de prata no Mundial do Queijo do Brasil em 2019, realizado em Araxá, um dos maiores eventos do setor. Esse reconhecimento evidencia a qualidade e a dedicação dos pequenos produtores, que são pilares fundamentais na preservação da identidade cultural do Queijo Minas Artesanal.

Como diz o popular ditado mineiro:

“Melhor que um Queijo de Minas, só dois queijos!”

(*) Edmundo Polck Fraga é empresário do ramo de imóveis e fundador e ex-presidente do Kart Clube de Ipatinga
Tag: Edmundo FragaPatrimônio CulturalQueijo Minas ArtesanalUnesco
Postagem anterior

Magia do Natal: use inovação e criatividade na decoração de Fim de Ano

Próxima postagem

A estratégia do silêncio na perseguição política no Brasil

Leia também

Unidade de Oncologia do HMC completa 15 anos como referência no tratamento do câncer
Sem Categoria

Unidade de Oncologia do HMC completa 15 anos como referência no tratamento do câncer

3 de junho de 2026
Por que 60% das empresas fecham no Brasil: estudo aponta que a causa não é crise, é gestão
Sem Categoria

Por que 60% das empresas fecham no Brasil: estudo aponta que a causa não é crise, é gestão

1 de junho de 2026
Mudanças climáticas e futuro do Vale do Aço pautam 5º Seminário Ambiental do Unileste
Sem Categoria

Mudanças climáticas e futuro do Vale do Aço pautam 5º Seminário Ambiental do Unileste

1 de junho de 2026
Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    11 de julho de 2026
  • Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    11 de julho de 2026
  • Um apelo ao STF

    Um apelo ao STF

    10 de julho de 2026
  • Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    10 de julho de 2026
  • Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    10 de julho de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?