Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem Categoria

Sancionada lei que beneficia pessoas com Espectro Autista, em Ipatinga

Projeto de Lei gera a "Classificação Auditiva", criado pela equipe de Robótica Toy Steel

Cid Miranda por Cid Miranda
29 de maio de 2024
em Sem Categoria
Tempo de Leitura: 2 minutos de leitura
A A
0
Sancionada lei que beneficia pessoas com Espectro Autista, em Ipatinga

Alunos da Escola Sesi Santa Rita de Cássia (Foto: Aline Alves)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Em visita à Escola Sesi Santa Rita de Cássia, na manhã desta quarta-feira (29), o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, anunciou que sancionou o Projeto de Lei N.º 4.864/2024 “Classificação Auditiva”, criado pela equipe de Robótica Toy Steel.

“Eu acompanhei a campanha dos alunos e achei a iniciativa fantástica. É um projeto inovador e que será de muita valia para as pessoas autistas ou com deficiência auditiva. Sou grato à Escola Sesi e a todos os estudantes por colaborarem com o poder público, propondo uma lei tão importante”, destacou Nunes.


Com a iniciativa, Ipatinga se torna o primeiro município a sancionar uma lei criada pelos alunos do Sesi. “A partir de agora todos os espaços culturais do município terão que cumprir essa lei que beneficiará, principalmente as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista”, reforçou Nunes.

O Projeto de Lei de autoria do vereador Avelino Cruz, visa proteger as pessoas contra os efeitos da exposição sonora e consiste na medição do som em diferentes espaços culturais, gerando a classificação auditiva e promovendo oportunidades de experimentar a arte, a partir do tempo de uso mediante o efeito sonoro, como em shows, teatros e cinemas, para torná-los mais inclusivos para pessoas com autismo ou que tenha sensibilidade auditiva.

“Nossa gratidão a todos que apoiaram a equipe de robótica. Aos professores, familiares, parceiros, patrocinadores e a comunidade de Ipatinga. A todos os vereadores que aprovaram na Câmara de forma unânime e ao prefeito Gustavo que sancionou nosso Projeto. Agradecemos também a organização da First Lego League por nos ensinar a importância do trabalho em equipe e inovação”, pontuou Willian Sabino, assistente de Tecnologias Educacionais do Sesi.

Para o assistente, a conquista é coletiva. “Juntos continuaremos rumo a novas conquistas. Lembrando que o Projeto segue tramitando no Congresso Nacional com apoio da Deputada Rosângela Reis. Quanto a aprovação municipal, a equipe Toy Steel vai promover a lei no município de forma educativa e torcer para que cada local colha frutos de novos clientes por meio dessa legislação”, disse.

De acordo com Laura Menezes, aluna do 9º Ano, hoje foi um dia histórico para a equipe Toy Steel. “Estamos muito felizes com essa conquista. Nos dedicamos a esse projeto e estávamos ansiosos por esse anúncio do prefeito. É um grande avanço para a equipe a criação de uma lei”, afirmou.

Emocionada, a gerente da Escola Sesi, Cleia Chamon, parabenizou os profissionais da instituição pela dedicação, os alunos, pelo empenho e os familiares, pelo apoio. “É uma alegria imensurável ter um projeto, criado pelos nossos alunos, sendo transformado em lei. Um projeto de cunho social e inclusivo que beneficiará tantas pessoas. Esse time já está deixando rastros de um bonito legado, impactando a sociedade. Um orgulho para todos nós, educadores do Sesi”, declarou.

Representando o presidente da Fiemg Regional Vale do Aço, o vice-presidente Administrativo do Sindivest, delegado efetivo junto ao Conselho de Representantes da Fiemg  e coordenador da Agenda de Convergência, Luciano Araújo, elogiou os alunos e as lideranças políticas por apoiarem um projeto inovador que tornará os espaços culturais mais acolhedores. “A educação transforma vidas e hoje pudemos comprovar o quanto esses alunos de robótica podem contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária”, concluiu.

Tag: autistasdeficiência auditivaFiemgProjeto de LeiRobótica Toy SteelSesi
Postagem anterior

Junho chega trazendo teatro, cinema e música na agenda da Fundação Aperam

Próxima postagem

PRF reforçará fiscalização nas estradas durante o feriado

Leia também

Hibridus Dança leva dois projetos a Governador Valadares com espetáculos e videodanças gratuitos
Sem Categoria

Hibridus Dança leva dois projetos a Governador Valadares com espetáculos e videodanças gratuitos

13 de outubro de 2026
Cleitinho reforça apoio ao Coronel Edvanio durante agenda pelo Vale do Aço
Sem Categoria

Cleitinho reforça apoio ao Coronel Edvanio durante agenda pelo Vale do Aço

21 de setembro de 2026
Festival Bon Odori celebra cultura japonesa em Ipatinga
Sem Categoria

Festival Bon Odori celebra cultura japonesa em Ipatinga

9 de setembro de 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • O voto é o espelho dos seus valores

    O voto é o espelho dos seus valores

    17 de outubro de 2026
  • EXCLUSIVO: Ação judicial contesta ‘pacote de bondades’ de Lula

    EXCLUSIVO: Ação judicial contesta ‘pacote de bondades’ de Lula

    17 de outubro de 2026
  • Em Ipatinga, comício de Lula registra baixa adesão; presidente critica TV Globo

    Em Ipatinga, comício de Lula registra baixa adesão; presidente critica TV Globo

    17 de outubro de 2026
  • Médicos da FSFX compartilham legado de dedicação e humanização na saúde

    Médicos da FSFX compartilham legado de dedicação e humanização na saúde

    16 de outubro de 2026
  • 6×1: Voto não tem preço, tem consequências

    6×1: Voto não tem preço, tem consequências

    16 de outubro de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?