Religiosos, parlamentares e fiéis manifestaram apoio ao Projeto de Lei (PL) 4.365/25, de autoria do deputado Lincoln Drumond (PL), que propõe instituir São Carlo Acutis como patrono da juventude mineira. O tema foi debatido durante audiência pública da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada nesta segunda-feira (3), em Belo Horizonte.
Durante a reunião, o deputado estadual Lincoln Drumond (PL) destacou que a proposta busca valorizar o testemunho de fé e o exemplo de vida do jovem santo italiano, canonizado recentemente. Segundo ele, Carlo Acutis representa um modelo inspirador de espiritualidade e responsabilidade em um mundo cada vez mais desafiador.
“Instituir São Carlo Acutis como patrono da juventude não é apenas simbólico; é criar uma referência para que nossos jovens saibam que é possível escolher o bem, a responsabilidade e a solidariedade”, afirmou o parlamentar.
O projeto prevê que o Estado possa apoiar e divulgar ações, eventos e atividades que promovam valores de fé, esperança e engajamento juvenil inspirados na trajetória do santo, conhecido mundialmente como o “influenciador de Deus”. A proposta aguarda parecer de 1º turno na Comissão de Constituição e Justiça e será também analisada pela Comissão de Cultura.
A audiência contou com a presença de deputados como Mauro Tramonte (Republicanos) e Thiago Cota (PDT), além de lideranças religiosas. O padre Miguel Souza Lima Campos, da Paróquia de Santo Antônio, em Goianá, conclamou os jovens a se mobilizarem em favor do projeto e sugeriu o envio de mensagens aos parlamentares pedindo sua aprovação.
O padre Fábio Vieira, diretor espiritual do Apostolado Devotos de Carlo Acutis, também participou do encontro e relatou sua convivência com a família do santo durante a pandemia de Covid-19, em Assis, na Itália. “Foi um tempo de oração e aprendizado que fortaleceu minha fé e reforçou o legado espiritual de Carlo”, contou.
Carlo Acutis (1991–2006) foi beatificado em 2020 e canonizado em setembro deste ano, tornando-se o primeiro santo da geração millennial. Conhecido como o “padroeiro da internet”, criou um site para catalogar milagres eucarísticos e aparições marianas ao redor do mundo. Faleceu aos 15 anos, vítima de leucemia, e é hoje considerado um exemplo de fé e espiritualidade para jovens de todo o mundo.
























