Subir ao palco sem roteiro, sem ensaio e sem experiência prévia pode parecer improvável para muitos. Mas essa é justamente a proposta do Festival de Teatro Espontâneo, que está movimentando Santana do Paraíso neste mês de julho com oficinas gratuitas, acessíveis e voltadas ao público em geral.
Com duas edições já realizadas, o festival tem surpreendido os participantes pela leveza das atividades e pelo ambiente acolhedor. Mais do que técnicas teatrais, os encontros promovem integração, escuta ativa e aprendizados que vão além da atuação.
As oficinas continuam nos dias 18 e 19 de julho e ainda há vagas disponíveis. Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição disponível no link: https://forms.gle/swDEz45XC6GJ8JmG9.
Segundo os organizadores, a ideia é democratizar o acesso às artes cênicas e incentivar a expressão espontânea. Não é preciso ter experiência prévia — basta curiosidade, disposição e vontade de se conectar com o outro por meio do improviso.
O festival é voltado para todas as idades e promove uma vivência prática com exercícios lúdicos, interativos e voltados à escuta e criatividade coletiva.
DESENVOLVIMENTO PESSOAL
O artista Deiverson Tófano, fundador do grupo Sacada – Arte em Movimento, produtor cultural e idealizador do projeto, diz que não é necessário ser artista, nem ter experiência com atuação. Basta apenas ter coragem para experimentar e se permitir viver algo novo.
“As práticas do teatro espontâneo ajudam no desenvolvimento pessoal, na autoconfiança, na comunicação assertiva e na escuta ativa, contribuindo também para a melhoria da nossa inteligência emocional”, explica Deiverson. Ele afirma que as oficinas são espaços seguros para a expressão e conexão entre pessoas.
TEATRO É PARA TODOS
Para pessoas a partir dos 11 anos, as oficinas não exigem nenhum conhecimento prévio. Cada encontro dura duas horas e oferece aos participantes, lanche, certificado e materiais cênicos. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (31) 98718-7303.
O clima descontraído e o apoio mútuo criam um ambiente onde até os mais tímidos se sentem à vontade para participar e desenvolver habilidades valiosas para o dia a dia, no trabalho e nas relações pessoais. As vagas são limitadas a 30 pessoas por encontro.
PRÓXIMAS OFICINAS
– Associação Forasteiros (Boa Vista): sexta-feira, 18/07, 18 às 20 horas;
– CAIS (Industrial): sábado, 19/07, 9 às 11 horas;
– Comunidade Católica Deus Existe (Chácaras Paraíso): sábado, 19/07, 15 às 17 horas.
O Festival de Teatro Espontâneo é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Edital 01/2024 – Organização de Festivais de Cultura, da Prefeitura de Santana do Paraíso.
























