A força da ancestralidade ecoa em ritmo, voz e memória no novo single “Cantando Alto”, que será lançado no próximo sábado (19), em mais de 40 plataformas de streaming. Interpretada pelo Grupo Valentinas, a música é uma celebração das histórias e da resistência de um povo, traduzidas pelos tambores de Minas Gerais.
A composição é assinada pelos músicos Nívea Paula, Douglas Netto e Wemerson Rodrigues, o Geleia, e carrega na essência o afromineirismo — uma fusão sonora que incorpora tambores ancestrais, tradição oral e espiritualidade. Mas o som vai além: flerta com o rock clássico e progressivo, criando uma textura musical inédita.
Segundo o Grupo Valentinas, “Cantando Alto” aposta em uma narrativa que valoriza a esperança e a resiliência, em vez de se concentrar apenas na dor histórica da diáspora africana. “Nossa caminhada ancestral sempre teve o canto como instrumento de luta e resistência. A música nasce dessa força e busca provocar uma experiência sensorial em quem ouve”, destacam os integrantes.
A mistura entre percussão afro, harmonias contemporâneas e o canto potente do grupo constrói uma atmosfera que, ao mesmo tempo em que reverencia o passado, abre espaço para novas interpretações da cultura negra no Brasil. Em “Cantando Alto”, a ancestralidade não apenas pulsa — ela canta, vibra e se reinventa.
Originado na cidade de Timóteo em 2013, o Grupo Valentinas, que dá voz ao single Cantando Alto, é formado pelos artistas Ari Andrade, Chrika de Oliveira, Douglas Netto, Geniane Vieira, Grendelly Novais, Halan Santos, Lucas Natureza, Nívea Paula e Wemerson Geleia.
Quanto à composição dos arranjos, o grupo teve a produção musical de Junio Endrik, coprodução e direção musical de Wemerson Rodrigues (Geleia). A canção foi gravada nos últimos meses e poderá ser ouvida em todas as plataformas digitais e através de link disponibilizado na bio do Instagram @valentinasgrupo.
O projeto Cantando Alto é executado por meio do Edital Semed nº 09/2024, categoria Circulação de Projetos Culturais da Subsecretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo, em conformidade com a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura PNAB (Lei 14.399/2022). Tem a produção de Claudinei de Souza, Rodolfo Bello e assessoria de imprensa de Silvania Pereira.
























