A arte do escultor mineiro Aleijadinho ganha nova vida e acessibilidade na edição especial da exposição “Coisas di Minas em Realidade Virtual”, que chega a três municípios de Minas Gerais em outubro de 2025. A iniciativa gratuita homenageia o maior expoente do barroco brasileiro utilizando recursos tecnológicos como fotos e vídeos em 360º, proporcionando ao público uma experiência imersiva inédita. Mais do que celebrar o legado artístico do mestre mineiro, a exposição se consolida como uma ferramenta de preservação do patrimônio histórico-cultural e de democratização da arte para estudantes da rede pública e comunidades em situação de vulnerabilidade social.
Além de homenagear Aleijadinho, a exposição dá continuidade ao trabalho iniciado nas edições anteriores, que destacaram nomes como Mestre Ataíde, Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa. A proposta vai além da contemplação: estimulando a preservação da memória histórica por meio da tecnologia e promovendo inclusão cultural ao eliminar barreiras geográficas e econômicas que impedem o acesso de muitos brasileiros às grandes obras de arte do país devido à distância.
A 4° edição da exposição passará por Ipatinga, Inhapim e Imbé de Minas, com quatro dias de atividades em cada cidade. As datas exatas serão divulgadas em setembro nos canais oficiais do projeto.
Sob a curadoria de Thiago Valadares e com coordenação de Isabelly Amorim, o projeto é realizado por uma equipe com ampla experiência em produção e gestão cultural em Minas Gerais, sendo composta por Andréia Soares de Amorim, Gustavo Samora, Marcos Porcheri, Beatriz Amorim Barbosa, Rayanne Oliveira e Alberto Nascimento.
Essa iniciativa conta com o apoio do Governo Federal e do Governo de Minas Gerais, Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais (Secult), e recursos da Lei Federal Aldir Blanc do Estado de Minas.
























