Engajando na programação da 23ª Semana Nacional de Museus, celebrada em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), marcando o Dia Internacional de Museus, dia 18 de maio, a Fundação Aperam Acesita promoveu uma semana de atividades visando valorizar a memória resgatada pelo Museu da Aperam South America. A programação começou na última terça-feira (13) e encerra nesta sexta (16).
“Anualmente, a Fundação Aperam promove uma programação especial para valorizar a história que contamos no Museu, que também guarda muito da memória de construção de Timóteo, integrando a programação cultural nacional promovida pelo Ibram, que conta com a participação de museus de todo país. Essa é mais uma oportunidade da comunidade conhecer o nosso museu, compartilhar histórias e reviver boas mémorias”, detalhou Kelly Soares, coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita.
VALE DO AÇO VERDE
Com a Visita Teatralizada ao Museu Lá Detrás Daquela Serra, realizada nos dias 13 e 15/5, o público foi convidado a viajar pelas histórias do município por meio de uma experiência museológica de forma envolvente e interativa, recheada de boas histórias sobre o Vale Verde – um território de riquezas naturais e culturais que evoluiu para o próspero Vale do Aço, com muita música e poesia.
“A visita foi muito boa e divertida. A parte da música é a mais legal de todas’, comentou Cosme Damião, aluno do Centro Dia da Apae Timóteo. “É uma visita muito rica, com acessibilidade para nossos usuários, que trouxe oportunidades deles adquirirem autonomia e conhecimento sobre a cidade onde eles vivem, abrindo novos horizontes a partir do que eles viram aqui e descobriram sobre a grandiosidade do Museu e da Fundação Aperam”, emendou Claudiane Aparecida de Lima, educadora social da Centro Dia Apae de Timóteo.
MEMÓRIA E AFETO
A Visita Especial: Memórias e Afeto um Encontro no Museu, realizada nos dias 14 e 16/05, levou os visitantes ao encontro com as boas memórias sobre a formação da cidade inspirando os participantes a compartilharem as próprias histórias. Promovendo a cultura, compartilhando conhecimento e saberes, além de fortalecer o senso de pertencimento social, a visita contou com uma contação de histórias musical e poética.
Ronelva Rita Drumond Peres, moradora de Timóteo, teve oportunidade de conhecer o Museu da Aperam South America durante a programação. “É muito gratificante participar de um evento para conhecer mais sobre nosso passado. A Fundação Aperam guarda muitas memórias do tempo que foi a Casa de Hóspedes, que chegamos a nos emocionar. Hoje a casa está aberta para nós visitarmos com cultura, cursos, trazendo conhecimento, nos dando mais oportunidades, sempre trazendo melhoria de vida e de crescimento”, frisou.