O objetivo é agilizar as entregas, tornando o frete mais rápido e barato para consumidores e vendedores
Começaram as obras de construção do novo Centro de Distribuição do Mercado Livre em Ipatinga. Considerada uma gigante do segmento na América Latina, a multinacional estima criar centenas de empregos entre diretos e indiretos com a instalação.
A implantação deverá ter duas grandes frentes. Além da Mercado Envios – voltada para o armazenamento e logística das empresas parceiras que utilizam a plataforma de vendas -, a nova unidade mineira também vai operar a Ebazar, empresa do grupo que controla a operação própria de e-commerce da companhia.
A informação foi veiculada pelo canal Fly Show, que postou no YouTube imagens inéditas da obra às margens da BR-381, nos limites de Ipatinga com Santana do Paraíso.
A Mercado Livre foi fundada em 1999 pelo empresário argentino Marcos Galperín. É pioneira na região em sua aposta como intermediária entre vendedores e compradores de produtos pela internet.
O modelo foi inspirado pela norte-americana eBay, inovando com a implementação da carteira eletrônica Mercado Pago, lançada em 2018, que a transformou na primeira fintech argentina de sucesso.
EXPANSÃO
O Mercado Livre anunciou que irá mais que dobrar o número de centros de distribuição no Brasil, passando de 10 para 21 até o final de 2025. O objetivo é agilizar as entregas, tornando o frete mais rápido e barato para consumidores e vendedores. Aumentar a regionalização permitirá que cerca de 63% dos novos centros estejam localizados fora de São Paulo, beneficiando vários estados brasileiros.
Além disso, a empresa planeja expandir sua frota aérea, aumentando de sete para nove aeronaves, o que deve melhorar a eficiência das entregas, especialmente em áreas mais distantes. Com esse investimento, espera-se um aumento de 40% nas entregas feitas no mesmo dia e até 50% de redução nos custos de frete.
A empresa não abre o valor investido na expansão. Os centros de distribuição vão equivaler a cerca de 120 estádios de futebol, em tamanho. Haverá um aumento em 40% das entregas feitas no mesmo dia e até 50% de redução no valor do frete.
























