A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a Nova 381 Concessionária de Rodovia a iniciar, no próximo dia 27 de setembro, a cobrança de pedágio eletrônico em dois pontos da BR-381. A decisão foi publicada na edição desta terça-feira (16) do Diário Oficial da União.
A operação terá início à zero hora do sábado (27) nos pórticos instalados em Caeté (km 411,850) e João Monlevade (km 345,270). A cobrança será feita de forma automática, por meio do sistema eletrônico que registra a passagem dos veículos.
COMO SERÁ A COBRANÇA
– Para veículos equipados com TAG, o funcionamento permanece o mesmo: a tarifa é debitada diretamente pela operadora. A concessionária informou que haverá dois tipos de desconto:
– Desconto Básico da Tarifa (DBT): 5% para carros e caminhões;
– Desconto de Usuário Frequente (DUF): exclusivo para automóveis, concede reduções progressivas a partir da segunda passagem pelo mesmo pórtico, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês. A partir da 30ª passagem, o valor com desconto se mantém fixo até o fim do período.
Já os motoristas sem TAG terão a opção de pagar a tarifa em postos de atendimento identificados ao longo da rodovia. Totens de autoatendimento estarão disponíveis nas bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs). O pagamento poderá ser feito por Pix, cartão de crédito ou débito. Outra alternativa será o aplicativo e o site da Nova 381, que também oferecem as mesmas formas de quitação.
Segundo a ANTT e a concessionária, motocicletas estarão isentas da cobrança, tendo passe livre pelos pórticos.
Confira a tabela com os valores do pedágio:

























