O projeto Mediando Saberes, idealizado por Janaína Araújo e contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2024, está chegando às escolas da rede pública de Timóteo, promovendo o diálogo entre saberes, histórias e identidades locais.
Cerca de 1.500 alunos já participaram das atividades de lançamento. A cartilha Mediando Saberes foi apresentada na Escola Municipal Angelina Alves de Carvalho, no bairro Bela Vista; na Escola Estadual Getúlio Vargas, no bairro Funcionários; e na Escola Estadual Professora Ana Letro Staacks, no bairro Quitandinha.
Em cada unidade, alunos e professores foram convidados a refletir sobre o significado dos espaços, das tradições e dos bens culturais que compõem o território.
A iniciativa, que conta com o apoio da Prefeitura de Timóteo, valoriza o patrimônio cultural material da cidade e reforça o papel da educação e da arte na construção da memória coletiva.
“Cada construção, cada lembrança e cada gesto guardam uma parte da nossa história. O projeto quer fazer com que as pessoas reconheçam esse valor e se sintam parte dele”, destacou Janaína Araújo, coordenadora da iniciativa.
Após a apresentação na Escola Municipal Angelina Alves de Carvalho, a equipe do projeto esteve na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, onde entregou a cartilha Mediando Saberes ao subsecretário Ulisses Maragon, à coordenadora de Políticas Culturais e Patrimônio, Aline Rocha, e à subgerente de Esporte, Cultura e Lazer, NayDison Roque. O encontro simbolizou a parceria institucional e o compromisso da gestão municipal com a continuidade das ações.
Na Escola Estadual Professora Ana Letro Staacks, o projeto contou novamente com a presença de Aline Oliveira Rocha e NayDison Roque, que acompanharam as atividades com os alunos e destacaram a importância de projetos que aproximam o ensino formal do sentimento de pertencimento à cidade.
O Mediando Saberes parte do princípio de que toda cidade é uma sala de aula viva. A proposta de Janaina Araújo produtora cultural e professora, com trajetória voltada à mediação entre arte e comunidade — estimula os estudantes a observarem o entorno com novos olhos, reativando a curiosidade, o vínculo e o sentimento de identidade local.
“Às vezes o patrimônio está ali, mas passa despercebido. A ideia é despertar o olhar para o que temos e, com isso, reforçar os laços de identidade e cuidado com o lugar onde vivemos”, completou Janaina.
REFLEXÕES
A produtora cultural Marlene Brum foi responsável pelo trabalho de coordenação da pesquisa e acompanhamento técnico do projeto, contribuindo para o registro e a fundamentação teórica das atividades. As ações foram documentadas em fotos e anotações que devem compor um material pedagógico e audiovisual, a ser lançado em breve, reunindo os relatos e reflexões produzidos nas escolas.
Com produção de Shirley Maclane Produções, designer gráfico e diagramação de Wemerson Felix, historiador Hegory Lucas, interpretação de libras de Vânia Coelho e assessoria de comunicação e revisão de texto de Goretti Nunes Mediando Saberes integra as ações de fortalecimento da cultura local e de incentivo à preservação da memória coletiva — um movimento que reafirma a importância da escola como espaço de formação de cidadania e identidade.
“Este projeto foi construído por muitas mãos e vozes. Agradecemos especialmente a todos que contribuíram de forma indireta ou indireta para a construção deste material Roberto Paiva, Neusa de Paula e Eva Vieira, que contribuíram com suas falas, saberes e experiências valiosas, dando sentido e profundidade a este trabalho. Cada palavra compartilhada ajudou a tecer esta construção coletiva”, afirma Shirley.
























