Termina nesta segunda-feira (22) o prazo para se inscrever na segunda edição do Bolsa Atleta Ipatinga, programa municipal que oferece suporte financeiro a atletas, paratletas e técnicos amadores de diferentes modalidades. Os interessados devem preencher o formulário disponível no site da Prefeitura, conferir os requisitos do edital e entregar a documentação exigida ainda hoje na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
O Bolsa Atleta, oficialmente implementado e regulamentado em novembro de 2023, tem como objetivo valorizar os esportistas locais e possibilitar sua participação em competições. Desde a publicação do primeiro edital, em abril de 2024, os contemplados têm levado o nome da cidade para diferentes regiões do país e do mundo.
“O Bolsa Atleta é um incentivo fundamental para que nossos esportistas possam se preparar e competir. Quem ainda não se inscreveu tem até hoje para garantir sua participação”, ressaltou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira.
Para se inscrever, o interessado deve acessar a página principal do site da Prefeitura de Ipatinga, clicar no ícone “Portal da Cultura, Esporte e Lazer” (https://cultura.ipatinga.mg.gov.br/principal), em seguida em “Bolsa Atleta”, “Anexos”, “Anexo I – Plano de Trabalho”. O arquivo será baixado automaticamente e deverá ser preenchido, impresso e entregue em envelope pardo lacrado na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Av. Carlos Chagas, nº 825, bairro Cidade Nobre, 3º andar, sala 301), das 9h às 18h.
O resultado preliminar será divulgado até 5 de outubro, com período de recurso entre 7 e 10 de novembro, e resultado final no dia 21 de novembro. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail bolsaatletaipatinga@gmail.com.
CATEGORIAS
O programa contempla três categorias: a estudantil, destinada a atletas e paratletas estudantes com idade igual ou superior a seis anos, que tenham participado dos Jogos Escolares de Ipatinga (JEI), Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) ou competições federadas; a individual, voltada para atletas e paratletas amadores a partir de 18 anos, participantes de torneios, festivais e outros eventos em diferentes níveis; e a técnica, voltada a treinadores, técnicos e assistentes envolvidos nas atividades esportivas. Ao todo, até 100 pessoas poderão ser beneficiadas, incluindo vagas reservadas para pessoas com deficiência.
O benefício será concedido pelo período de seis meses, podendo ser renovado, com valores de R$ 600 mensais para atletas e paratletas e R$ 300 para técnicos. A administração municipal destaca que os recursos deverão ser utilizados exclusivamente para despesas com inscrições, materiais, alimentação, saúde, transporte, hospedagem, participação em eventos esportivos e outras relacionadas.
























