A 7ª Conferência Metropolitana da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) reuniu, na última quinta-feira (30/10), na sede da Fiemg Regional Vale do Aço, autoridades municipais e estaduais, especialistas, técnicos e estudantes para discutir soluções e perspectivas para os desafios da mobilidade urbana na região.
O encontro foi promovido pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), liderada por Christie Garcia, e contou com ampla participação de representantes de diversos setores, que contribuíram com reflexões e propostas voltadas à melhoria da infraestrutura e à integração dos diferentes modais de transporte.
Um dos destaques do evento foi a presença do secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais, Pedro Bruno, que ministrou a Palestra Magna da conferência, além da participação de Ilce Rocha, diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), e do procurador do Estado de Minas Gerais, Barney Bichara, da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG), que contribuíram para as discussões sobre os desafios e oportunidades da mobilidade metropolitana.
Durante a conferência, também ocorreu a posse dos novos representantes do Conselho Deliberativo Metropolitano, sendo, João Batista (Fiemg Regional Vale do Aço) empossado como Conselheiro Metropolitano e Danielly Garcia (CAU-MG) como suplente.
A programação incluiu ainda painéis temáticos com a participação de especialistas e técnicos, que discutiram temas como gestão da mobilidade e mobilidade e infraestrutura, fomentando o diálogo entre poder público, sociedade civil e setor técnico.
Outro momento de destaque foi a premiação da 2ª Maratona Estudantil Metropolitana, que reconheceu os projetos mais criativos e inovadores desenvolvidos por estudantes de Arquitetura e Urbanismo da região. As equipes vencedoras foram duas do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) e uma do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).
A conferência, realizada a cada dois anos, reafirma o compromisso da ARMVA em promover o debate e a construção coletiva de soluções para o desenvolvimento sustentável e integrado da Região Metropolitana do Vale do Aço.
























