Foi lançado, na última terça-feira (30/09), o edital para a contratação do projeto executivo da construção do Contorno Viário de Timóteo. O edital publicado, prevê a contratação do projeto da obra, estimada em cerca de R$ 155 milhões. A nova via terá aproximadamente 20 quilômetros de extensão, interligando a LMG-760, na região do distrito de Cava Grande, ao entroncamento com a BR-381.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), a proposta inclui a execução de seis estruturas especiais — entre pontes e viadutos — que somam mais de 1 km de extensão. Também estão previstas obras de contenção em uma área de 3.900 metros quadrados, além de seis interseções em nível e duas em desnível.
O prazo de execução do projeto executivo é de 12 meses e o valor destinado a essa etapa é de R$ 6,3 milhões. Segundo o DER-MG, a intervenção tem caráter estratégico, com impacto direto na mobilidade urbana, no escoamento logístico e no desenvolvimento econômico do Vale do Aço.
Além da melhoria do tráfego, a obra deve beneficiar o acesso ao Parque Estadual do Rio Doce, importante destino turístico da região. O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, destacou que o contorno vai reduzir o fluxo de veículos pesados dentro do perímetro urbano de Timóteo. “A obra é extremamente importante para tirar o trânsito intenso, inclusive de caminhões, do centro da cidade, garantindo mais segurança e mobilidade para motoristas e moradores”, afirmou.
A Prefeitura de Timóteo informou que as propostas para o edital poderão ser enviadas entre 1º de outubro e 24 de novembro de 2025. A abertura da sessão pública está marcada para as 9h30 do último dia, por meio do portal oficial de compras do Estado (www.compras.mg.gov.br).
























