O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, assegurou que as obras no lote 8A da BR-381 terão início ainda este ano. A informação foi repassada durante reunião realizada nesta terça-feira (16), em Brasília, com o coordenador do Movimento Pró-Vidas da BR-381, Clésio Gonçalves, e com a assessora da Presidência do Confea e representante do Crea-MG, Maísa Barbosa.
Segundo Galvão, uma pendência relacionada a norma do Tribunal de Contas da União (TCU) gerava dúvidas sobre o andamento das intervenções. O tribunal exige que todos os projetos — como traçado, contagem de tráfego, topografia, pavimento, drenagem e estudos hidrológicos — estejam aprovados antes do início das obras. No entanto, essa determinação vale para novos contratos e não se aplicaria ao lote 8A, firmado no fim do ano passado.
“Há condições de colocar máquinas na pista ainda em 2025”, afirmou o diretor-geral do DNIT, reforçando o compromisso com a duplicação da rodovia.
Durante o encontro, o Movimento Pró-Vidas voltou a destacar a necessidade de mobilização em torno da campanha que prevê a destinação de R$ 650 milhões para as obras. Clésio Gonçalves avaliou como positiva a sinalização do órgão federal. “Estávamos desanimados pela possibilidade de não ter obras neste ano, mas o posicionamento do DNIT foi muito claro”, disse.
Galvão também informou que tem dialogado com deputados federais mineiros para reforçar a importância da duplicação da BR-381, especialmente no trecho entre Caeté e Belo Horizonte, considerado o mais crítico e estratégico de Minas Gerais. “Essa articulação ajuda, pois vamos lançar uma campanha com a bancada mineira para garantir recursos”, destacou.
A expectativa é que, além do lote 8A, as obras do lote 8B também avancem no início de 2026, uma vez que os projetos estão em fase final de elaboração pela equipe técnica do DNIT.
























