O engenheiro Sergio Leite de Andrade, ex-presidente da Usiminas e uma das principais lideranças da indústria siderúrgica brasileira, faleceu nesta segunda-feira (14). Ele tinha 71 anos de idade e 45 anos de trajetória na companhia, onde ocupou funções estratégicas que o levaram à presidência-executiva entre 2016 e 2022. Atualmente, exercia o cargo de vice-presidente de Assuntos Estratégicos da empresa.
Formado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sergio Leite foi um dos nomes mais influentes da indústria do aço no país. À frente da Usiminas, ele liderou processos de reestruturação e inovação, mantendo a companhia entre as mais relevantes do setor, mesmo em cenários econômicos adversos.
A carreira de Leite se confunde com a própria história recente da siderúrgica instalada em Ipatinga (MG). Desde que ingressou na empresa, exerceu mais de dez funções executivas em diferentes áreas, demonstrando conhecimento técnico, habilidade de gestão e articulação institucional.
Sua atuação ultrapassou os limites da Usiminas. Ele ocupou também o cargo de presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil e ocupou assento no Conselho de Administração da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), contribuindo para o fortalecimento do setor em âmbito nacional.
Mesmo após deixar a presidência executiva, em maio de 2022, Leite continuou ligado à empresa como membro do Conselho de Administração e, mais recentemente, como responsável pelos assuntos estratégicos na gestão do atual CEO, Marcelo Chara.
A Usiminas ainda não divulgou detalhes sobre o velório e o sepultamento. A morte de Sergio Leite representa uma perda significativa para a indústria nacional, encerrando uma trajetória marcada por compromisso, liderança e contribuição efetiva ao desenvolvimento da siderurgia brasileira. Sergio era natural de Belo Horizonte e deixa dois filhos.
























