Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Gerais

Vigilância Sanitária orienta comerciantes sobre a venda segura de alimentos no Carnaval

Regras básicas de manipulação e armazenamento devem ser seguidas à risca por estabelecimentos e vendedores ambulantes para reduzir as chances de intoxicações

Cid Miranda por Cid Miranda
27 de fevereiro de 2025
em Gerais
Tempo de Leitura: 3 minutos de leitura
A A
0
Vigilância Sanitária orienta comerciantes sobre a venda segura de alimentos no Carnaval

Vigilância Sanitária orienta comerciantes (Foto: Poliana Gois/SES-MG)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

A alegria contagiante do Carnaval traz consigo uma excelente oportunidade para os vendedores ambulantes e food trucks aumentarem sua renda com a venda de alimentos e bebidas nos blocos e festas de rua espalhados por todo o estado. No entanto, para garantir o sucesso das vendas e a segurança dos foliões, é imprescindível seguir rigorosamente as boas práticas de higiene e manipulação.

Segundo Ângela Vieira, diretora de Vigilância em Alimentos e Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), “Os fatores mais importantes na produção de alimentos são a escolha da matéria-prima e a higiene do local de manipulação e dos equipamentos. É fundamental seguir as boas práticas estabelecidas pela Vigilância Sanitária para evitar contaminação”. Ela enfatiza ainda que o uso de ingredientes frescos e o correto armazenamento são cruciais para garantir a qualidade dos produtos, especialmente considerando as altas temperaturas e o longo período de exposição durante as festividades.


Ao seguir essas orientações, os comerciantes não apenas asseguram a segurança alimentar dos consumidores, como também reforçam a confiança e a credibilidade de seus negócios. Que todos possam desfrutar de um Carnaval seguro, saboroso e memorável!”Quem está produzindo o alimento deve usar toucas, aventais e luvas, e não deve usar bijuterias, como anéis ou pulseiras. No caso das mulheres, os cabelos devem estar presos e as unhas curtas e sem esmalte”, orienta Ângela.

A Vigilância Sanitária Estadual (Visa-MG) estabelece os princípios que devem ser observados pelos municípios durante as fiscalizações e cada cidade tem seus critérios, adaptados à realidade local, que devem atender ao Regulamento Técnico das Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

Ieda de Sousa Santiago começou a vender cachorro-quente em 2020, quando ficou desempregada. Ela trouxe os conhecimentos da trajetória profissional como gerente de restaurante para aplicar no próprio negócio. Além de seguir as práticas de higiene, “Dindinha”, como é conhecida pelos clientes, só usa produtos frescos e não trabalha com itens congelados.

“Prefiro manipular os alimentos diariamente, mesmo dando muito trabalho, porque tenho medo de algum cliente passar mal. Uso produtos de qualidade, uniforme, avental, touca e luva, meus potes ficam tampados, fervo a salsicha antes de fazer o molho e não guardo nada para o outro dia”, lista ela.

“Como trabalhei com alimentação, já tinha feito alguns cursos. Fiquei três anos e meio com o carrinho na praça para depois abrir a loja e no ano passado ganhei o prêmio de melhor cachorro-quente de Santa Luzia. Comer em um local limpo é um diferencial e sempre tenho esse cuidado para não atrair insetos”, conta, orgulhosa.

As diretrizes preconizadas pela Visa-MG (neste link) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa (neste link) estão disponíveis nos sites das instituições e podem ser acessadas por toda a população.

ATENÇÃO, FOLIÃO!

Quem vai seguir os trios e bloquinhos deve se hidratar e ficar atento ao que for consumir para minimizar as chances de desidratação e intoxicação.

“O maior risco está no consumo de alimentos ou bebidas de origem duvidosa. Antes de comprar, verifique as condições de higiene da barraca e a aparência dos produtos”, ressalta o coordenador do Programa de Vigilância da Doenças Transmissíveis Agudas da SES-MG, Gilmar Rodrigues.

“Os alimentos contaminados causam diarreia e vômitos, e pode ocorrer febre ou mal-estar, a depender do que foi consumido. O ideal é procurar assistência médica para avaliação, principalmente no caso de crianças, idosos ou grupos que tenham comorbidades, inclusive para que o caso seja notificado nos sistemas de informação”, pontua Gilmar.

As Doenças Diarreicas Agudas (DDA) englobam quadros com diarreia com duração de até 14 dias e podem levar à desidratação ou à morte. Já as Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA) apresentam sintomas gastrointestinais, mas podem atingir rins, fígado ou sistema nervoso central.

Essas doenças abrangem um grupo de infecções resultantes do consumo de água ou alimentos contaminados ou mal cozidos.

DADOS ESTADUAIS

De acordo com o Sistema Informatizado de Vigilância Epidemiológica de Doenças Diarreicas Agudas (Sivep DDA), foram registrados 659.673 casos e 539 óbitos por DDA em 2023. No ano de 2024, foram 810.812 casos e 576 óbitos.

O Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH-SUS) aponta que, em 2023, foram 8.985 internações por DDA e, em 2024, foram 10.293 internações até o mês de novembro.

Entre 2022 e 2024, foram notificados 752 surtos de DTHA no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), sendo 289 em 2024.

Os agentes etiológicos mais frequentes são salmonella spp, escherichia coli e norovírus e os principais locais de ocorrência de surtos são em residências, estabelecimentos comerciais e eventos sociais.

Tag: comerciantesvenda de alimentosvendedores ambulantesVigilância Sanitária
Postagem anterior

Lucro da Petrobras cai 70% em 2024

Próxima postagem

Zanin diz que não vai se declarar impedido para julgar Bolsonaro

Leia também

Concessionária faz manutenção da BR-381 entre Caeté e Governador Valadares
Gerais

Concessionária faz manutenção da BR-381 entre Caeté e Governador Valadares

21 de novembro de 2025
Ipatinga: vândalos destroem iluminação de Natal do Parque Ipanema
Gerais

Ipatinga: vândalos destroem iluminação de Natal do Parque Ipanema

17 de novembro de 2025
Trem de passageiros da Vale não circula entre Barão de Cocais a BH
Gerais

Começa nesta quinta-feira a venda de passagens para o “Trem da Vale Noturno”

17 de novembro de 2025
Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Ipatinga entra para o Mapa Nacional da  Educação Integral

    Ipatinga entra para o Mapa Nacional da Educação Integral

    21 de novembro de 2025
  • Concessionária faz manutenção da BR-381 entre Caeté e Governador Valadares

    Concessionária faz manutenção da BR-381 entre Caeté e Governador Valadares

    21 de novembro de 2025
  • Cine Vitória a Minas chega a Belo Oriente

    Cine Vitória a Minas chega a Belo Oriente

    21 de novembro de 2025
  • Defesa de Bolsonaro pede a Moraes benefício por problemas de saúde

    Defesa de Bolsonaro pede a Moraes benefício por problemas de saúde

    21 de novembro de 2025
  • A banalização das ações de indenização por perdas e danos na saúde

    A banalização das ações de indenização por perdas e danos na saúde

    21 de novembro de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
  • Login

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?