Neste fim de semana, o tempo segue dividido entre o avanço de chuvas no litoral e a persistência do ar seco no interior do país. Em Minas Gerais, o contraste é marcante: enquanto o nordeste do estado pode registrar pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, o interior mineiro segue sob influência de uma massa de ar seco, que reduz a umidade relativa do ar a níveis de atenção.
De acordo com a previsão do Climatempo, neste sábado (12), a atuação de ventos em baixos níveis da atmosfera combinada com a umidade vinda do mar favorece a formação de nuvens carregadas no Espírito Santo, nordeste mineiro e leste da Bahia. Nessas regiões, a previsão é de chuva ao longo do dia, com possibilidade de acumulados significativos, especialmente em áreas de relevo.
No litoral do Nordeste, o cenário é semelhante. Estados como Sergipe, Alagoas, Pernambuco e o leste do Rio Grande do Norte estão sob risco de temporais, com potencial para rajadas de vento e alagamentos pontuais. No Norte do Brasil, há risco de chuva forte no norte e noroeste do Amazonas, centro-norte de Roraima e leste do Amapá. Já no Pará, as pancadas devem ocorrer principalmente no período da tarde.
Por outro lado, uma massa de ar seco segue firme sobre o interior do Brasil, dificultando a formação de nuvens e contribuindo para a elevação das temperaturas. O fenômeno atinge com intensidade os estados do Centro-Oeste, o interior de Minas Gerais, interior do Nordeste, São Paulo e parte do Norte. Nessas áreas, a umidade do ar pode ficar abaixo dos 30% durante a tarde, com alerta para níveis críticos inferiores a 20% em pontos do norte de Mato Grosso e sul do Pará.
No Sul do país, o sábado será de tempo firme, com predomínio de sol e poucas nuvens. O frio ainda marca presença nas primeiras horas do dia, especialmente no Rio Grande do Sul, sul de Minas Gerais e São Paulo, com possibilidade de geada isolada em áreas do extremo sul mineiro. Também há previsão de nevoeiro no início da manhã em trechos do centro-leste gaúcho, leste catarinense, sul de Minas e no estado do Rio de Janeiro.
DOMINGO COM CHUVA REFORÇADA NO LESTE
Para o domingo (13), os ventos que sopram do oceano em direção ao continente continuam alimentando instabilidades entre o Espírito Santo e o Rio Grande do Norte. Salvador está entre as capitais onde a chuva deve ganhar intensidade. No nordeste de Minas Gerais, a previsão é de pancadas isoladas, enquanto no litoral paulista deve chover fraco.
O tempo começa a mudar no extremo sul do Brasil. Áreas de instabilidade que avançam pelo interior do continente podem provocar chuvas fracas e isoladas no oeste e sul do Rio Grande do Sul. Já em Santa Catarina e no Paraná, o tempo segue estável, com variação de nuvens e chuviscos pontuais no litoral paranaense.
Nas regiões Centro-Oeste e interior do Sudeste, o domingo será de sol entre poucas nuvens e temperaturas elevadas, com destaque para o calor em Mato Grosso e Goiás. A umidade do ar continua baixa em grande parte do interior, incluindo o Triângulo Mineiro e o norte e oeste paulista, com índices abaixo de 30%.
No extremo norte do Brasil, a previsão indica pancadas de chuva alternadas com períodos de tempo firme no Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará — com possibilidade de temporais localizados.
As temperaturas ainda amanhecem baixas no Sul e no sul de Minas Gerais, mas não há expectativa de formação de geada neste domingo.
























