A população de Minas Gerais deve redobrar a atenção nesta segunda-feira (25). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas — vermelho e laranja — devido à baixa umidade relativa do ar, que em algumas localidades poderá ficar abaixo dos 12%. O fenômeno, que representa risco à saúde e aumento da possibilidade de incêndios florestais, atinge especialmente o Norte e o Noroeste do estado.
O alerta vermelho, que indica grande perigo, está em vigor entre 13h e 18h e abrange 147 municípios distribuídos por Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Bahia e o Distrito Federal. Em Minas, as áreas mais críticas estão concentradas nas regiões Norte e Noroeste.
Além disso, um segundo aviso — de nível laranja, que indica perigo — também está ativo desde o meio-dia, com validade até 19h. Nesse caso, a umidade deve variar entre 20% e 12%, ampliando o alcance do fenômeno para mais estados, incluindo partes de São Paulo, Pará, Maranhão e Piauí.
RISCOS À SAÚDE E RECOMENDAÇÕES
Segundo o Inmet, a baixa umidade aumenta o risco de incêndios florestais e pode provocar problemas de saúde, como ressecamento da pele, dor de cabeça, desconforto nos olhos, boca e nariz, além de agravar doenças respiratórias.
As recomendações incluem a ingestão frequente de líquidos, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, umidificar os ambientes e hidratar a pele. Atividades físicas ao ar livre devem ser suspensas, e o consumo de bebidas diuréticas, como café e álcool, não é indicado.
























