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Entre vazios e silêncios: a arquitetura que emociona e a casa que acolhe

Um edifício que fala em silêncio e um paralelo com as residências que podem ir além da função para se tornarem abrigo de identidade e memória

Redação por Redação
6 de setembro de 2025
em Natália Brito
Tempo de Leitura: 3 minutos de leitura
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Entre vazios e silêncios: a arquitetura que emociona e a casa que acolhe

Museu Judaico de Berlim, projeto de Daniel Libeskind (Foto: Reprodução)

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Por Natália Brito (*)

Ainda estudante de arquitetura, visitei o Museu Judaico de Berlim, projeto de Daniel Libeskind, e compreendi que edifícios podem ultrapassar a função de espaço construído para se tornarem narrativa, emoção e até mesmo desconforto. Poucos lugares me marcaram tanto.


Logo ao chegar, não é a imponência que impressiona, mas a estranheza. A planta fragmentada, em forma de raio, quebra qualquer lógica pré-concebida de percurso. As paredes inclinadas, os cortes abruptos e os vãos que parecem não levar a lugar algum revelam uma arquitetura que fala — e o faz em silêncio. Como estudante, acostumada a pensar em fluxos funcionais e layouts racionais, senti um choque: ali, a função não era apenas orientar, mas provocar.

Os corredores longos e estreitos testavam os sentidos. O piso irregular, a iluminação rarefeita e as janelas oblíquas desestabilizavam o corpo. Caminhei com a sensação de perda de orientação, quase como se a arquitetura me obrigasse a sentir a ausência que ela representa: a ausência de milhões de vidas interrompidas pelo Holocausto.

O espaço do Vazio — alto, frio e silencioso — permanece até hoje na minha memória. Não oferece respostas, apenas eco. É impossível não ser tomado por uma sensação de vazio interior. Percebi ali que a arquitetura pode emocionar tanto quanto uma obra de arte ou um discurso histórico.

Refletindo sobre aquela experiência, entendi que Libeskind não projetou apenas um museu, mas um dispositivo de memória. Cada linha torta, cada vazio, cada desconforto cumpre a função de materializar um trauma coletivo. Mais do que informar, o edifício faz sentir.

E se um museu consegue transmitir a densidade da história através da forma e do espaço, por que as casas — nossos lugares mais íntimos — não poderiam transmitir também a identidade e a essência de quem nelas vive?

Muitas residências ainda são pensadas de modo puramente funcional: sala para receber, cozinha para cozinhar, quarto para descansar. Mas viver vai além de funções. Uma casa precisa abrigar sensações. O cheiro do café que invade o corredor, a luz da manhã atravessando uma janela bem posicionada, a textura de um piso que remete à infância: são nesses detalhes que a arquitetura deixa de ser genérica e se torna biográfica.

Assim como no museu cada vazio é proposital, em uma casa cada espaço pode carregar significado. A varanda pode ser palco do pôr do sol, a escada pode se tornar lugar de contemplação, uma parede em branco pode ser convite para futuras memórias.

Casas com identidade não são as que seguem modismos passageiros, mas as que se conectam com a essência dos moradores. Projetar uma residência não é apenas desenhar cômodos, mas criar cenários para a vida acontecer. A arquitetura doméstica pode transformar rotinas em experiências: o banho que se torna ritual, a mesa que vira encontro, o jardim que se faz refúgio.

No fim, a pergunta que se impõe é: queremos casas que apenas funcionem ou casas que nos façam sentir? O desafio está em traduzir memórias e expectativas em espaços capazes de acolher não só o corpo, mas também a alma.

(*) Natália Brito é arquiteta e professora mestre, com 15 anos de experiência na área de projetos e 12 anos dedicados à educação. Ela possui a Formação DAP (Desenvolvimento Avançado de Projetos) e é cofundadora da Arqcalc, uma startup de Precificação de Projetos. Através de plataformas digitais, mentora milhares de profissionais da Arquitetura e Design, ajudando-os a aprimorar suas práticas e gestão
Tag: arquiteturaforma de raioMuseu Judaico de BerlimNatália Britoplanta fragmentada
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