Uma megaoperação das polícias Civil e Militar no Rio de Janeiro mobilizou 2.500 agentes nesta terça-feira (28) para combater o avanço territorial do Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha. A ação, denominada Operação Contenção, visa cumprir 100 mandados de prisão contra integrantes da facção criminosa.
Após mais de um ano de investigação conduzida pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), a operação já resultou na prisão de 81 pessoas, incluindo um operador financeiro de uma das principais lideranças do CV. As forças policiais apreenderam dez fuzis, uma pistola, três celulares e nove motos.
Durante os confrontos, três moradores foram atingidos por balas perdidas e socorridos ao Hospital Getúlio Vargas. Um policial do Bope e o delegado Bernardo Leal, da DRE, também foram feridos, mas estão fora de perigo. Imagens registradas na região mostram intensas trocas de tiros, com uso de munição traçante e até granadas lançadas por drones controlados por criminosos.
A operação conta com aparato tecnológico e logístico expressivo, incluindo dois helicópteros, 32 blindados e 12 veículos de demolição. O governador Cláudio Castro destacou que a ação demonstra o fortalecimento da presença do Estado em áreas conflagradas.
Os complexos do Alemão e da Penha, que abrigam 26 comunidades, são considerados pontos estratégicos na disputa territorial entre facções criminosas. Entre os alvos da operação, 30 são de outros estados, principalmente do Pará, que estariam escondidos na região. A ação policial deve continuar ao longo do dia em diferentes pontos das duas comunidades.
























