O fluxo de caminhões, carretas e bitrens aumentou significativamente na MGC-120, rodovia que liga Nova Era a Itabira, após a instalação de pedágio em João Monlevade. A mudança de rota dos caminhoneiros, que buscam evitar a nova tarifa cobrada desde 27 de outubro na BR-381, tem gerado preocupação entre autoridades e usuários da via. O pedágio também alterou a rota de entregas de algumas grandes lojas de vendas online.
A rodovia estadual, conhecida por sua estrutura precária e histórico de acidentes graves, não possui características adequadas para suportar o tráfego intenso de veículos pesados. Com pista estreita, ausência de acostamento e trechos sinuosos, a MGC-120 apresenta alto risco para motoristas e passageiros.
Em vistoria realizada nesta terça-feira (7), foi possível observar longas filas de veículos de carga no sentido Itabira, confirmando a nova tendência de desvio do pedágio. A situação tem alarmado especialistas em segurança viária, que alertam para o aumento do risco de acidentes na região.
A via já registra um histórico preocupante de ocorrências, variando de pequenas colisões a acidentes fatais. Com o aumento do fluxo de veículos pesados, as autoridades temem que essa estatística possa se agravar ainda mais, colocando em risco a vida de motoristas e moradores que utilizam diariamente a rodovia.
Especialistas em transporte rodoviário recomendam que os condutores priorizem rotas adequadas ao porte dos veículos, mesmo que isso implique em custos adicionais com pedágio, pois a economia financeira não justifica o risco à segurança.
NOVAS ROTAS
Algumas lojas de vendas on line também alteraram a rota de seus caminhões de entrega para os centros de distribuição localizados no Vale do Aço e Governador Valadares. Os caminhões com produtos que partiam de São Paulo, via Belo Horizonte, passaram a utilizar como rota a BR-116 e BR-458. Isso aumentou em cerca de 24 horas a data de entrega de mercadorias, com as comercializadas pela Shopee, por exemplo.
























