A Polícia Militar de Minas Gerais dará um importante passo na modernização de suas operações aéreas com a implementação de Óculos de Visão Noturna na 5ª Base Regional de Aviação do Estado, em cerimônia marcada para programada para acontecer na próxima terça-feira, dia 18, às 19h30, no 14º Batalhão, em Ipatinga. O novo equipamento permitirá que as aeronaves da corporação realizem operações noturnas com maior precisão e segurança, ampliando significativamente a capacidade operacional da polícia no Vale do Aço.
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) utiliza óculos de visão noturna, principalmente em ações com helicópteros, para melhorar a capacidade de atuação durante a noite. O equipamento amplifica a luz em até 70 mil vezes, permitindo a visualização em condições de pouca ou nenhuma luz e é encaixado em capacetes. Essa tecnologia tem sido usada em resgates, como os de acidentes automobilísticos, e em treinamentos contra grupos criminosos.
Cinco óculos importados dos Estados Unidos foram comprados, cada um custando cerca de R$ 30 mil. Com este investimento, a PMMG se alinha às mais modernas corporações policiais do país. A tecnologia permitirá o monitoramento aéreo contínuo, independentemente do horário, contribuindo para a redução dos índices de criminalidade e ampliando a capacidade de resposta em emergências.
O equipamento usa um tubo de imagem que capta a luz ambiente e a amplifica, tornando-a visível para o usuário. Podem ser usados utilizados em simulações de cenários como ataques do “novo cangaço” para aprimorar o treinamento das tropas, mostrando a dificuldade de visualizar criminosos em áreas rurais.
























