Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem Categoria

Bolívia terá 2º turno entre dois candidatos de direita após 20 anos de esquerda

Rodrigo Paz surpreende nas urnas e disputa segundo turno em outubro

Cid Miranda por Cid Miranda
18 de agosto de 2025
em Sem Categoria
Tempo de Leitura: 2 minutos de leitura
A A
0
Bolívia terá 2º turno entre dois candidatos de direita após 20 anos de esquerda

Bolívia terá 2º turno entre dois candidatos de direita (Foto: Pixabay)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Após 20 anos de governos de esquerda, a Bolívia vivencia uma mudança histórica com a vitória do senador Rodrigo Paz no primeiro turno das eleições presidenciais que ocorreram neste domingo (17). O candidato de direita, que lidera a disputa com uma campanha discreta e austera, enfrentará o ex-presidente, entre 2001 e 2002, Jorge Quiroga no segundo turno marcado para 19 de outubro.

Filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora e nascido na Espanha durante o exílio de sua família, Rodrigo Paz, de 57 anos, conquistou o eleitorado com propostas de renovação econômica e combate à corrupção. Sua vitória surpreendeu os analistas políticos, já que as pesquisas o colocavam entre o terceiro e quinto lugares uma semana antes da votação.


Como senador por Tarija e líder do Partido Democrata Cristão, Paz construiu sua campanha sobre promessas de reformas econômicas, incluindo créditos acessíveis e incentivos à indústria nacional. Seu companheiro de chapa, o capitão da polícia Edman Lara, fortaleceu a candidatura com sua reputação de combate à corrupção.

Seu adversário no segundo turno, Jorge “Tuto” Quiroga, 65 anos, apresenta-se como uma alternativa liberal-conservadora. Engenheiro formado nos Estados Unidos e ex-presidente entre 2001 e 2002, Quiroga promete privatizações, redução do Estado e acordos comerciais internacionais para enfrentar a crise econômica boliviana.

A disputa marca o fim do domínio do Movimento ao Socialismo (MAS), partido que governou o país nas últimas duas décadas. A severa crise econômica e a escassez de dólares contribuíram para o descontentamento popular com a esquerda, abrindo espaço para uma nova orientação política no país andino.

O resultado das eleições reflete o desejo de mudança dos bolivianos, que enfrentam dificuldades econômicas crescentes. Enquanto Paz promete uma transição moderada com foco no desenvolvimento social, Quiroga defende transformações mais radicais, incluindo uma nova Constituição e ampla reforma do Estado.

Tag: Bolíviacombate à corrupçãoeleições presidenciaisgovernos de esquerda
Postagem anterior

Bolsonaro: vítima ou predestinado? Talvez os dois. Vítima predestinada

Próxima postagem

CPMI do INSS será instalada na quarta-feira

Leia também

Cleitinho reforça apoio ao Coronel Edvanio durante agenda pelo Vale do Aço
Sem Categoria

Cleitinho reforça apoio ao Coronel Edvanio durante agenda pelo Vale do Aço

21 de setembro de 2026
Festival Bon Odori celebra cultura japonesa em Ipatinga
Sem Categoria

Festival Bon Odori celebra cultura japonesa em Ipatinga

9 de setembro de 2026
Unidade de Oncologia do HMC completa 15 anos como referência no tratamento do câncer
Sem Categoria

Unidade de Oncologia do HMC completa 15 anos como referência no tratamento do câncer

3 de junho de 2026
Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Centro de Memória Usiminas sedia concerto gratuito de jazz

    Centro de Memória Usiminas sedia concerto gratuito de jazz

    7 de outubro de 2026
  • FSFX abre processo seletivo com vagas no Vale do Aço

    FSFX abre processo seletivo com vagas no Vale do Aço

    7 de outubro de 2026
  • Livro destaca trajetórias de lideranças negras no Brasil

    Livro destaca trajetórias de lideranças negras no Brasil

    7 de outubro de 2026
  • Belo Horizonte recebe evento sobre negócios com El Salvador

    Belo Horizonte recebe evento sobre negócios com El Salvador

    7 de outubro de 2026
  • Feitiço saiu contra os feiticeiros

    Feitiço saiu contra os feiticeiros

    7 de outubro de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?