Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem Categoria

Professores participam de capacitação sobre recursos digitais para a rede estadual

Formações fazem parte de ações para instruir os professores no uso pedagógico das plataformas digitais

Cid Miranda por Cid Miranda
5 de setembro de 2025
em Sem Categoria
Tempo de Leitura: 3 minutos de leitura
A A
0
Professores participam de capacitação sobre recursos digitais para a rede estadual

Treinamentos que fortalecem o uso de conteúdos pedagógicos (Foto: Divulgação/Britannica Education)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Entre maio e setembro deste ano, a Britannica Education, em parceria com a editora Estudo Play, tem realizado capacitações voltadas para cerca de 2,5 mil professores do ensino médio da rede estadual em mais de 40 municípios de Minas Gerais, incluindo a capital, Belo Horizonte.

As formações fazem parte de ações do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), para instruir os professores no uso pedagógico das plataformas digitais. Os conteúdos seguem os padrões do Projeto Enem MG, com foco na análise de relatórios, trilhas de aprendizagem e funcionalidades, além de treinamento sobre a Matriz do Enem, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e as competências exigidas na redação.


“As formações oferecidas não apenas apoiam a prática educacional, como também incluem orientações sobre segurança digital, incentivando o uso consciente e responsável das tecnologias no ambiente escolar. Dessa forma, conseguimos fortalecer o ensino em diversas regiões do estado e facilitar o acesso a materiais curados e personalizados para cada turma”, explica a diretora de sucesso do cliente na Britannica Education, Solange Petrosino.

Com participação média de cerca de 300 docentes por encontro, aproximadamente 98% dos professores avaliaram as formações como satisfatórias ou muito satisfatórias. Muitos educadores destacaram a intenção de aplicar os aprendizados com seus estudantes.

“A facilidade com que a plataforma pode ajudar os estudantes a melhorarem seus conhecimentos foi o que mais me marcou. Pretendo aplicar o que aprendi por meio de sequências didáticas, desenvolvendo habilidades em língua portuguesa, literatura e produção de textos. Se eu tivesse que resumir tudo em uma palavra, seria ‘acessibilidade'”, afirma o professor de Língua Portuguesa da escola Silviano Brandão, em Belo Horizonte,  Allyson Mendes Rosa.

Até o momento, oito formações já foram realizadas. A última está prevista para setembro, em Ipatinga, no Vale do Rio Doce, organizada pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Coronel Fabriciano, que também reunirá professores de SREs vizinhas.

SOBRE O PROJETO ENEM MG

Gratuita para os estudantes da rede estadual de Minas Gerais, a ferramenta reúne livros digitais, videoaulas, trilhas personalizadas de estudo e simulados. Além disso, a plataforma reúne um recurso inovador para a prática da redação: o aluno escreve seu texto à mão, fotografa e envia pela plataforma, que realiza a correção com apoio de inteligência artificial, oferecendo um retorno rápido, personalizado e acessível.

BRITANNICA EDUCATION

A Britannica Education oferece conteúdos digitais curados, como artigos, imagens, vídeos e trilhas de aprendizagem, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É uma ferramenta que apoia professores e estudantes ao fornecer plataformas, formações e recursos pedagógicos que ampliam o uso de tecnologias e fortalecem a aprendizagem na rede estadual.

“Professores e estudantes têm acesso aos conteúdos do Britannica ImageQuest e Britannica Escola tanto pelo site Se Liga Educação quanto pela plataforma Enem MG. O material disponível é de grande qualidade, reunindo milhares de imagens, inúmeros conteúdos, dicionários, reportagens e atlas, que podem ser utilizados de diversas maneiras no processo de ensino e aprendizagem”, afirma o coordenador de Ações de Aprendizagem de Ensino Médio da SEE/MG,  Alexandre Marini.

Todo o acervo passou por uma curadoria especializada, o que garante sua adequação ao ambiente educacional. Além disso, as imagens disponibilizadas possuem direito de uso autorizado, assegurando tranquilidade quanto a questões legais relacionadas à utilização dos materiais.

Tag: Britannica EducationEstudo PlayGoverno de Minasprofessores
Postagem anterior

Duas manifestações marcam o 7 de Setembro em Ipatinga

Próxima postagem

Colégio São Francisco Xavier promove Desfile Cívico em alusão ao 7 de Setembro

Leia também

Unidade de Oncologia do HMC completa 15 anos como referência no tratamento do câncer
Sem Categoria

Unidade de Oncologia do HMC completa 15 anos como referência no tratamento do câncer

3 de junho de 2026
Por que 60% das empresas fecham no Brasil: estudo aponta que a causa não é crise, é gestão
Sem Categoria

Por que 60% das empresas fecham no Brasil: estudo aponta que a causa não é crise, é gestão

1 de junho de 2026
Mudanças climáticas e futuro do Vale do Aço pautam 5º Seminário Ambiental do Unileste
Sem Categoria

Mudanças climáticas e futuro do Vale do Aço pautam 5º Seminário Ambiental do Unileste

1 de junho de 2026
Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    Lula recebe líderes do MST fora da agenda no Planalto

    11 de julho de 2026
  • Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    Lula tenta irritar Trump e diz que ele sente inveja do domínio chinês

    11 de julho de 2026
  • Um apelo ao STF

    Um apelo ao STF

    10 de julho de 2026
  • Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    Terremotos na Venezuela já causaram mais de 3,8 mil mortos

    10 de julho de 2026
  • Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    Setor empresarial de Brasil e EUA rejeita tarifas de importação

    10 de julho de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?