Em uma situação inusitada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi fotografado utilizando um iPhone, mesmo após ter recebido um Samsung como presente. As imagens foram compartilhadas pelo deputado federal André Janones em seu canal de WhatsApp, chamado Exército do Lula, momentos antes de uma live que seria transmitida simultaneamente nos canais de YouTube de ambos. Janones insinuou que o presidente estaria se adaptando ao novo dispositivo.
Na primeira imagem divulgada, Lula é visto saboreando um pão de queijo com uma expressão descontraída. O deputado fez questão de comentar: “Tranquilinho, comendo o pãozinho de queijo dele.” Em uma segunda foto, o presidente observa a tela de um celular, levando Janones a brincar: “Danando porque eu mandei foto dele sem ele ver kkk”. O deputado complementou a postagem afirmando que Lula já havia aprendido a usar todas as funções do aparelho.
As imagens, que retratam um momento descontraído do presidente, levantam questões sobre a diferença entre os celulares, já que o aparelho utilizado por Lula nas fotos é um iPhone, enquanto o Samsung foi o que lhe foi oferecido como presente.
O impacto nas redes sociais
As fotografias foram publicadas pouco antes da live, que visava aumentar o engajamento no Exército do Lula, canal que Janones gerencia no WhatsApp. O deputado estabeleceu a meta de alcançar 10 milhões de seguidores até o momento do debate presidencial. Nesse cenário, até um momento cotidiano do presidente se tornou uma estratégia para manter os apoiadores ativos.
Janones, conhecido como “general” do Exército do Lula, tem se dedicado a coordenar as atividades dos integrantes do canal, definindo tarefas diárias, metas de compartilhamento e orientações sobre publicações nas redes sociais, como o X (antigo Twitter). As mensagens também incluem horários específicos para que os seguidores realizem as atividades, demonstrando uma organização meticulosa na mobilização digital em prol do presidente.























