Projeto social de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o ‘Acolher Ipatinga’ recebeu, na tarde desta quinta-feira (16), a doação de 400 cestas básicas e 300 máscaras de proteção. Os materiais foram viabilizados pelo Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) e entregues na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Bairro Iguaçu). A Igreja Católica, por meio do padre Aloísio, é o braço social do Acolher, sendo responsável por levar amparo alimentar e de higiene para as famílias de baixa renda afetadas pela pandemia.
Segundo o presidente do Sindcomércio, José Maria Facundes, em uma semana o projeto receberá mais 300 kits de higiene (aventais, luvas e máscaras). “Arrecadamos as mais de seis toneladas de alimentos e os itens de proteção junto ao Sesc e Senac e continuaremos nos movimentando politicamente para conseguir ainda mais doações”, garante o dirigente sindical.
O Acolher foi lançado no final de junho e trata-se de uma iniciativa do sindicato, abraçada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida e pelo vereador Jadson Heleno. O objetivo é promover o acolhimento social dos contaminados e das pessoas com suspeita de contaminação pela Covid-19, incluindo suas famílias.
Com sede física na nova unidade do Sindcomércio (Rua Campinas, 135, Bairro Veneza), o projeto visa garantir suas atividades por meio de doações não financeiras de entidades, empresas e outros parceiros. A ideia é criar uma onda solidária que permita o desenvolvimento de uma espécie de Rede de Proteção contra os impactos sociais do novo coronavírus.
Conforme os idealizadores, o Acolher está completamente aberto no que diz respeito à participação de outros órgãos e entidades, que podem não só colaborar com doações, mas também ser parte integrante da iniciativa. Informações sobre como doar ou mesmo receber doações podem ser obtidas pelo telefone 3821-9020.