O Setor de Fiscalização Covid-19 da Prefeitura de Timóteo vem realizando, diariamente, barreiras sanitárias em pontos estratégicos do município com o apoio da Polícia Militar. Nesta segunda-feira (22), por volta das 14 horas, a barreira foi instalada na Avenida Acesita, no Bairro Primavera. Alguns veículos foram abordados pela equipe da Fiscalização.
De acordo com Sílvio Santos, coordenador de Fiscalização da Covid-19, são duas barreiras sanitárias por dia. “Uma pela manhã e outra à tarde em diferentes vias de acesso da cidade. Orientamos a população quanto ao protocolo imposto pela Onda Roxa, aferimos a temperatura das pessoas e caso esta apresente uma temperatura acima de 37,5°C ou esteja com sintomas gripais, orientamos a procurar o Centro de Enfrentamento à Covid-19 no Bairro Olaria”, explicou.
O objetivo da ação além de aferir a temperatura dos cidadãos, é reforçar o uso obrigatório de máscara cobrindo o nariz e a boca, respeitar o distanciamento social e fazer uso do álcool 70%. Outra medida importante, é a orientação aos familiares de um paciente que testou positivo para Covid-19 a fim de que estes tomem as medidas preventivas imediatamente.
Supervisionar os diversos setores quanto ao cumprimento do protocolo sanitário é uma medida que visa o bem estar da população conforme, esclareceu o coordenador de Fiscalização da Covid-19. A equipe da Fiscalização recebeu o reforço na semana passada com 14 novos agentes.
IPATINGA
A Prefeitura de Ipatinga realiza desde a última sexta-feira (19), em parceria com a Polícia Militar, ações de fiscalização nos comércios em relação às medidas de prevenção contra a Covid-19. Além disso, é realizado um trabalho de conscientização e orientações em barreiras sanitárias montadas em diversos pontos da cidade, devido à Onda Roxa.
As barreiras sanitárias funcionam com tendas instaladas em diversos pontos e que também servem como base de apoio para o controle da disseminação e avanço da Covid-19. Em Ipatinga, elas funcionam em sete locais estratégicos da cidade.
A previsão é de que as barreiras funcionem até o dia 31 de março, data estabelecida para o fim da Onda Roxa imposta pelo Governo Estadual às cidades de todo o Estado de Minas Gerais.