Carta de Notícias
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem Categoria

Covid-19: decreto institui novas restrições em Timóteo

Cid Miranda por Cid Miranda
9 de março de 2021
em Sem Categoria
Tempo de Leitura: 3 minutos de leitura
A A
0
Covid-19: decreto institui novas restrições em Timóteo

Aumento de casos foram determinantes para medidas adotadas em Timóteo como forma de conter a crise provocada pelo coronavírus

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

A adoção de posturas excepcionais para o enfrentamento à pandemia por Covid-19 em Timóteo foi baseada em números de contaminações que tornaram a realidade bem sombria nos últimos quinze dias. O cenário verificado em Timóteo segue o registrado pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) na macrorregião do Vale do Aço. Os casos confirmados entre janeiro e março deste ano, por exemplo, são superiores ao constatado em julho e agosto de 2020, pico da pandemia na região.

Em Timóteo, por exemplo, a média de atendimentos em julho era de 1.867 enquanto em janeiro e fevereiro de 2021, esse quantitativo chegou a 2.524 assistências. Somente na última segunda-feira (8), Timóteo realizou 250 atendimentos de pacientes suspeitos de contaminação, em contraponto aos 80, 100 pacientes atendidos anteriormente.


A situação é muito preocupante por causa do aumento expressivo de casos, segundo explica a médica infectologista da rede municipal de saúde de Timóteo, Mariana Vasconcelos.  “Nos últimos quinze dias esse aumento veio de maneira progressiva e rápida, muito maior que as chamadas ondas verificadas nos meses de julho, agosto e dezembro de 2020. A realidade atual é ainda pior com o aumento de ocupação de leitos comuns e de terapia intensiva de 100% na rede SUS e também nos leitos conveniados”, disse.

A médica acredita que um conjunto de situações desfavoráveis contribuiu para essa triste realidade. “Primeiro foi a banalização e displicência com relação às proteções como uso de máscaras; a população começou a abrir mão disso. Segundo, os feriados muito próximos (Natal, Ano Novo e Carnaval) potencializaram as aglomerações. Justamente 15 dias depois a gente vê o aumento dos casos e, somado a isso tudo, essa nova variante do vírus que vem com um comportamento mais agressivo e com uma disseminação maior e mais veloz”, pontuou Mariana.

DECRETO 5.412

Em função disso, o Município de Timóteo publicou na segunda-feira o decreto nº 5.412 que institui algumas restrições com o intuito de minimizar a circulação do vírus. Entre os dias 9 e 23 de março estão vedadas e suspensas aulas presenciais de instituições públicas e privadas de ensino, incluindo cursos preparatórios, de idiomas, profissionalizantes ou congêneres; a realização de quaisquer eventos esportivos profissionais, amadores ou de mero lazer e eventos no geral, sejam profissionais, legais estatutários, religiosos ou de qualquer outra natureza,

O artigo 3º do decreto 5.412 especifica a restrição para o mesmo período das atividades e cultos religiosos, limitando a sua realização com no máximo 30% da capacidade normal de pessoas sentadas no ambiente. Bares, botecos, restaurantes, lanchonetes e similares poderão funcionar até às 21h, podendo atuar após esse horário apenas com entrega em domicílio. Também estão restritas atividades de entretenimento como música ao vivo, transmissão televisiva de esportes e eventos, realização de sorteios, jogos de mesa, sinuca, carteado e afins.

Em relação ao transporte público, o decreto em seu artigo 4º determina às concessionárias dos serviços de transporte público municipal a obrigação de reforçar as linhas de ônibus nos horários compreendidos entre 7h e 9h e entre 17h e 19h. Eventual infração dos dispositivos previstos nesse decreto culminará com multa de 1.000 UPFMT (Unidade Padrão Fiscal do Município de Timóteo), cotada em R$ 3,08 cada.

A infectologista Mariana Vasconcelos faz um alerta sobre o fato de a região já estar vivendo uma situação de sobrecarga de leitos de UTI-Covid.  “Tem um risco de desassistência, está na iminência de gravidade, inclusive, com colapso do sistema. O que nos temos desde o início dessa pandemia para preservar a vida são as medidas de distanciamento de proteção individual que reflete no coletivo, até a gente ter a vacinação pra todo mundo o que é uma medida extremamente eficaz”, enfatizou a médica.

Tag: aumento de casoscontaminaçãoCovid-19decretorestrições
Postagem anterior

Dia da Mulher é marcado com homenagens em Ipatinga

Próxima postagem

Feira Popular do Livro retorna a Ipatinga

Leia também

Unidade de Oncologia do HMC completa 15 anos como referência no tratamento do câncer
Sem Categoria

Unidade de Oncologia do HMC completa 15 anos como referência no tratamento do câncer

3 de junho de 2026
Por que 60% das empresas fecham no Brasil: estudo aponta que a causa não é crise, é gestão
Sem Categoria

Por que 60% das empresas fecham no Brasil: estudo aponta que a causa não é crise, é gestão

1 de junho de 2026
Mudanças climáticas e futuro do Vale do Aço pautam 5º Seminário Ambiental do Unileste
Sem Categoria

Mudanças climáticas e futuro do Vale do Aço pautam 5º Seminário Ambiental do Unileste

1 de junho de 2026
Powered by the Tomorrow.io Weather API
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba, William Argolo Saliba e Cid Miranda

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticias.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticias.com.br

Redação
E-mail: redacao@cartadenoticias.com.br
WhatsApp: (31) 98744-3030

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticias.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Valdemar Costa Neto prevê reviravolta no caso Bolsonaro

    Valdemar Costa Neto prevê reviravolta no caso Bolsonaro

    9 de julho de 2026
  • O sistema não perdoa quem o enfrenta

    O sistema não perdoa quem o enfrenta

    9 de julho de 2026
  • Lions Clube Ipatinga Ita Drumont empossa nova diretoria e fortalece ações sociais

    Lions Clube Ipatinga Ita Drumont empossa nova diretoria e fortalece ações sociais

    9 de julho de 2026
  • BlackRock reduz investimentos em ações preferenciais da Usiminas

    BlackRock reduz investimentos em ações preferenciais da Usiminas

    9 de julho de 2026
  • Cantora galesa Bonnie Tyler morre em Portugal aos 75 anos

    Cantora galesa Bonnie Tyler morre em Portugal aos 75 anos

    9 de julho de 2026

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver Preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
  • Colunistas
    • Mário Plaka
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Flávia Presoti
    • Ricardo Ramos
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Login

2026 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: Lucca Tecnologia - Hospedado por: Onex Data Center

Not enough quota to unlock this post
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?